CARREGANDO

Busca

Campanha já mobilizou 18 doações de córneas

Redação O Garibaldense 29/01/2018
Precisa de transplante quem tem alguma deformidade ou perda da transparência na córnea / Foto: Priscila Pilletti

Desde o início da campanha, em 2016, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), da Prefeitura de Garibaldi, já viabilizou 18 doações de córneas no município. A campanha é de iniciativa do LEO Clube e Lions Clube e conta ainda com a parceria do Hospital Beneficente São Pedro e o Banco de Olhos do Hospital Pompéia, de Caxias do Sul.

A doação do tecido ocular pode ser feita no Hospital e é destinada ao Banco de Olhos, que direciona as córneas, conforme a lista de espera da Central de Transplantes do Estado, em Porto Alegre.

A equipe da Secretaria Municipal da Saúde é capacitada para sensibilizar e orientar os familiares para a doação, que deve ocorrer até seis horas após o falecimento, caso haja autorização.

Para a família de Miriam de Nadal Milani, o gesto foi uma forma de atender sua vontade e ajudar o próximo. “Ela sempre nos incentivou a sermos doadores, então doamos as córneas dela como uma última vontade”, conta o filho Rafael. “Nossa dor pela perda nunca vai ser reparada, então é bacana saber que um pedacinho dela está trazendo alento para alguém que estava em dificuldades”, completa.

Saiba mais - A córnea é um tecido transparente, sem vasos sanguíneos, com superfície lisa e brilhante, que se assemelha ao vidro de um relógio. Tem por função proteger o olho e prover condições óticas ideais para focar uma imagem nítida na retina. Mesmo pessoas com problemas de visão podem ser doadoras, caso as córneas não forem afetadas.

Precisa de transplante quem tem alguma deformidade ou perda da transparência na córnea, impedindo a visão normal, causando deficiência ou cegueira.

Pode ser doadora de córneas toda a pessoa falecida entre dois e 80 anos de idade, que não apresente infecção generalizada, hepatite (B ou C) ou Aids, e que sinta a necessidade de ajudar o próximo. Para isso, é importante manifestar em vida aos familiares a vontade de ser doador.

Outras notícias

Clima e temperatura

 

Online O Garibaldense

O primeiro jornal de Garibaldi

Colunas populares
Mostrar mais
Curta nossa página