CARREGANDO

Busca

Como é o adestramento de cães

Redação O Garibaldense 22/10/2018
“Adestrar é o ato de ensinar e disciplinar”, conta o experiente adestrador Carlos Capilar, do canil Don Odé / Divulgação

O Jornal O Garibaldense traz uma entrevista com o profissional de adestramento Carlos Capilar, com grande experiência em adestramento, proprietário do Canil Don Odé. Confira abaixo as principais dúvidas sobre adestramento.

O Garibaldense: O que é adestramento para cães?
Carlos Capilar: Significa o ato de ensinar e disciplinar, ou seja, mudança de comportamento. O adestramento é praticado por milhões de pessoas, porém, é importante que esse tipo de trabalho seja exercido por um profissional habilitado, vinculado a um Clube Canino e que esteja sempre se atualizando nas novas técnicas.
Atualmente, as técnicas de adestramento mais utilizadas mundo afora são aquelas baseadas em reforço positivos, ou seja, o animal é recompensado com algo muito valioso para ele ao adotar os comportamentos desejados pelo treinador. Técnicas de adestramento baseadas em reforço positivo são divertidas para o cão e comprovadamente mais eficazes no que diz respeito aos resultados obtidos.

OG: Por que adestrar seu cão?
Carlos: Assim como nós, os animais também devem receber uma boa educação. Desta forma, se torna necessário o estabelecimento de regras para que o dia-a-dia com o seu amigo se torne agradável. As atitudes do dono devem ser condizentes com o que se espera do animal. Ou seja, não adianta querer que o animal tenha uma postura se o dono não utiliza uma linguagem adequada e regras claras.
 Cada animal tem sua particularidade, o que os tornam indivíduos, e, para cada um, existe um treinamento diferenciado, contando com a facilidade de aprendizado e desenvoltura de cada um. O adestramento é indicado sempre, seja para corrigir atitudes “problemas” de seu cão, seja para ensiná-lo novas atitudes.
Não deixe de agradar seu cão, eduque-o. Afinal de contas, a educação é uma forma de demonstração de amor.

OG: Qual a idade ideal para adestrar um cão?
Carlos: O adestramento pode ser iniciado a partir do 4º mês de vida. Não há restrição de raça ou tamanho e não existe um limite máximo de idade.  No entanto, deve ser respeitado as particularidades de cada cão (individuo) e raça.
Sempre antes de iniciar o adestramento, o animal deve estar com as vacinas em dia.

OG: O que é o adestramento inteligente?
Carlos: O adestramento inteligente é um método baseado no reforço positivo que valoriza as ações corretas do animal e ignora as incorretas. É uma forma de educar o cão por meio de recompensas. Quando o animal obedece a uma ordem ou tem uma atitude correta, como não sair do portão, ele ganha um petisco, um brinquedo ou um afago do seu tutor em troca. Isso faz com que ele assimile a informação mais rápido e tenha vontade de aprender.
Além disso, a técnica reforça o laço de amizade entre cão e humano. Por ser um método de educar o cão por meio da valorização dele, o dono é obrigado a deixar de lado a agressividade e a imposição do medo e acaba se divertindo ao ensinar, assim como o animal que se diverte aprendendo. Dessa forma, os dois passam a ter bons momentos juntos.

OG: Quais os problemas mais frequentes dos pets?
Carlos: A maioria dos “problemas” são por falha na comunicação com eles: excesso de latido, xixi fora lugar, pular nas pessoas, agressão com outros cães, fuga no portão, entre outros. Isso pode ser corrigido com o adestramento.
Além disso há muitos trabalhos específicos que podem ser realizados com seu cão como guarda pessoal e educação básica (sempre respeitando as suas particularidades).

OG: Como escolher um profissional de adestramento?
Carlos: A escolha do profissional de adestramento é muito importante. Abaixo damos algumas dicas de pontos que devem ser observados: a) Quanto tempo ele já está nesta profissão? b) Onde o treinador aprendeu a treinar cachorros? Ele aprendeu através de livros e vídeos  ou tem formação específica? c) Ele fez cursos de aperfeiçoamento nos últimos tempos e está familiarizado com técnicas modernas de treinamento? d) O adestramento é sua profissão, ou um “passa tempo”? Possui local próprio? e) Ele parece paciente e disposto a tirar todas as suas dúvidas? f) Ele pode oferecer referências? g) Ele aceita que você participe ativamente dos treinamentos, fazendo perguntas, acompanhando as sessões de treinamento e “colocando-a-mão-na-massa”? h) Qual é a finalidade do treinamento oferecido? Treinar o seu cão para obediência ou provas de trabalho? Guarda, ataque e defesa de propriedades e pessoas? O adestrador é especialista naquilo que você quer? e i) Veja sua certificação em cursos de aperfeiçoamento.

Outras notícias

Clima e temperatura

 

Online O Garibaldense

O primeiro jornal de Garibaldi

Colunas populares
Mostrar mais
Curta nossa página