CARREGANDO

Busca

Corpus Christi Solidário no município

Redação O Garibaldense 20/05/2021
A confecção dos tapetes coloridos foi suspensa e a solidariedade dará voz ao evento em 2021 / Arquivo, O Garibaldense

A tradição de mais de 20 anos será, mais uma vez, diferente neste ano. Devido à pandemia causada pela covid-19, a confecção dos tapetes coloridos foi suspensa e a solidariedade dará voz ao Corpus Christi em 2021. “Na região da Serra nós somos o município em que o trabalho é totalmente voluntário e como igreja não podemos passar em branco este momento”, destaca o frei Jadir Segala, que ainda no dia 11, reuniu-se com representantes dos movimentos da Paróquia, para organizar o evento. 

Com apoio dos grupos Emaús e Movimento Cursilhos, será realizada uma campanha de arrecadação de alimentos, denominada “É tempo de cuidar, dividir para somar”. A campanha vai até o dia 3 de junho, dia do Corpus Christi. Nesse dia, acontece a missa, às 8h, transmitida pela Rádio Garibaldi AM 1410 e pelo Facebook da emissora.

Logo depois, será realizada uma carreata com o Santíssimo, passando pelas comunidades com um carro de apoio recolhendo os donativos. As bênçãos nas comunidades também terão a transmissão. O trajeto começa no bairro Santa Terezinha.

Podem ser doados arroz, feijão, óleo, sal, açúcar, café, leite, massa e sardinha, alimentos não perecíveis, material de limpeza e higiene pessoal. Os pontos de coletas são os mercados Cairú, Apolo e São Lucas, Secretaria Paroquial, salões das comunidades e ginásio municipal.

Os alimentos serão destinados para o trabalho desenvolvido pela Assistência Social do município e tem a participação da 1ª dama, Renata Possebon, entre as famílias carentes de Garibaldi. “Vamos mapear na Assistência Social as famílias que necessitam de apoio, e também serão beneficiados outras entidades, como o FAC (Fraterno Auxílio Cristão)”, explica Renata. Ela participou ativamente da campanha ‘Vacina contra a Fome’, organizada pelos Bombeiros, que arrecadou 20 toneladas e beneficiou cerca de 600 famílias. “Através das escolas vimos as famílias que estavam com dificuldades devido à pandemia pela perda do emprego ou redução da carga de trabalho”, diz.

A comemoração de Corpus Christi está no calendário da Igreja Católica desde 1.264, quando a data foi oficialmente definida pelo então papa Urbano IV, como comemorativa a um dos princípios mais importantes do catolicismo, o Sacramento da Eucaristia, que relembra a morte e ressurreição de Jesus Cristo.

Corpus Christi é uma expressão originária do latim, significa “corpo de Cristo”. A tradição da confecção do tapete surgiu em Portugal e veio para o Brasil com os colonizadores.

Outras notícias

Clima e temperatura

 

Online O Garibaldense

O primeiro jornal de Garibaldi

Colunas populares
Mostrar mais
Curta nossa página