CARREGANDO

Busca

Quantidade e qualidade na safra

Redação O Garibaldense 28/01/2021
Safra de uva de 2021 promete ser ainda melhor do que a de 2020, e anima os produtores / Geder Luis Gütler

É quase uma unanimidade entre os produtores, que não escondem a felicidade. A safra de uva de 2021 vai ser ainda melhor do que a de 2020. Além da qualidade e alto grau de maturação, esse ano mais um fator está impulsionando: o peso. E isso proporciona uma safra mais volumosa.

Essa realidade é visível na propriedade de Ângelo Berteli, na comunidade de Linha Camargo. Nos últimos dias, seus filhos, Monecir e Alcir, realizaram os últimos preparos para a colheita, que iniciou na quarta, 27, com as variedades precoces.

A primeira uva a ser colhida é a Prosecco, depois vem a Coudert, Concord, Moscato Giallo e Isabel. “Vai ser uma safra boa em termos de quantidade e pelo que está se vendo em qualidade, vai valer a pena a safra”, confirma Monecir.

São 11 hectares e a expectativa é para que o trabalho dure em torno de 30 dias e a colheita atinja os 300 mil quilos. Além dos dois irmãos, atuarão mais cinco contratados. “Esse ano vai ser um pouco mais baixo porque temos dois hectares que são mudas novas e não vão produzir”, explica Alcir.

As viníferas são entregues para a Cooperativa Vinícola Garibaldi, apesar da família não ser sócia, e as uvas comuns, para suco, vão para a Tecnovin, na Linha Leopoldina, que fica no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves.

Ângelo, que reside na propriedade há 40 anos, está feliz. “Com dois hectares a menos quase que atingimos a média normal”.

Monecir diz que não há o que reclamar. “O pessoal tem a mania de se queixar, é um vício, mas não há o que se queixar, vai dar para ganhar um bom dinheiro. Não é um dos melhores anos, mas levando em conta os fatores climáticos, como a estiagem, vai ser um ano muito bom”, avalia.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Garibaldi, Boa Vista do Sul e Coronel Pilar, Luciano Rebelatto, confirma esse bom momento. “O cenário é muito positivo, para os produtores, vinícolas, turistas e consumidores, que terão um lote de vinhos e sucos excelentes. Como representante do produtor, e como produtor, digo que será um ano muito bom, são dois anos espetaculares”, considera.

Outras notícias

Clima e temperatura

 

Online O Garibaldense

O primeiro jornal de Garibaldi

Colunas populares
Mostrar mais
Curta nossa página