CARREGANDO

Busca

Suporte para a educação

Redação O Garibaldense 14/09/2021
No lançamento do projeto, o prefeito Alex Carniel disse ter a certeza de que, no futuro, o município irá colher muitos frutos / Bruno Milan

O projeto de extensão Alfab&letrar, da Universidade Univates, visa qualificar aprendizagens da leitura e da escrita dos estudantes da educação básica, contribuindo na diminuição do analfabetismo funcional por meio das práticas de alfabetização, letramento e letramento literário. E essa iniciativa está acontecendo desde a quinta-feira, 2, em quatro salas da escola Santo Antônio, através de uma parceria que a Universidade criou com a prefeitura.

Por meio de um ‘laboratório de alfabetização’ são atendidas crianças de 6 a 10 anos para o reforço escolar. Considerada inovadora, a iniciativa tem como objetivo melhorar o desempenho escolar de crianças que tenham seu desenvolvimento de aprendizagem prejudicado pela pandemia. Inicialmente estão sendo beneficiados cerca de 140 estudantes. Um ambiente lúdico foi preparado nas quatro salas pelo artista plástico garibaldense Renan Canzi.

O ato oficial para o início da parceria contou com a participação do prefeito Alex Carniel, do vice, Sérgio Chesini, da secretária municipal da Educação, Beatriz Arregui Sopelsa, da presidente da Câmara de Vereadores, Márcia Pedersetti, a reitora e professora Evania Schneider, e integrantes da equipe que presta suporte às atividades. Evania descreveu o momento como sendo de muita importância para a proximidade da Universidade com a comunidade garibaldense.

“Acreditamos na educação, da mesma forma que vocês, aqui, estão demonstrando essa preocupação. Não existe investimento mais importante e mais eficaz para desenvolver uma comunidade que o investimento em educação”, disse. O prefeito Alex enfatizou o investimento no projeto. “Tenho a certeza de que vamos colher muitos frutos. Vamos sempre investir na educação, uma ferramenta para transformar a vida das pessoas; vamos projetar Garibaldi para o futuro por meio da educação”, destacou.

O projeto

Segundo a Univates, o projeto foi organizado considerando dois encontros semanais a cada criança, de setembro a dezembro. Cada encontro terá duração de 1h45min, com foco nas carências específicas de cada aluno. Serão realizadas atividades didático-pedagógicas, com experiências lúdicas, que promovem a alfabetização e o letramento.

Os professores e monitores selecionados pela Univates para atuar em Garibaldi estiveram no campus da Universidade, em Lajeado, para participar de formação específica para o projeto.

Outras notícias

Clima e temperatura

 

Online O Garibaldense

O primeiro jornal de Garibaldi

Colunas populares
Mostrar mais
Curta nossa página