CARREGANDO

Busca

A psicologia no contexto do trabalho

O trabalho se refere a um processo de construção, transformação, significação e viabilização da sobrevivência e da realização do ser humano. Por meio do trabalho e daquilo que é produzido, o ser humano anseia e concretiza projetos de vida, desenvolve e mantém relacionamentos interpessoais nos grupos e nas organizações, idealiza, materializa e constitui o seu padrão de qualidade de vida.

Esta relação de trabalho é perpassada por valores, normas, regras e tradições culturais, que firmam a institucionalização, de acordo com as diferentes sociedades e seus estágios evolutivos. Destarte, cada sociedade desenvolve características peculiares, que são, inevitavelmente, entrelaçadas às características dos indivíduos, dos grupos e das organizações. Para tanto, podemos dizer que o trabalho se faz presente na vida de todos, e que o bem-estar e a qualidade de vida estão relacionados com as dinâmicas estabelecidas nos âmbitos organizacionais e sociais.
Em face disso, a Psicologia passa a reconhecer a importância do trabalho e das relações em organizações, na medida em que se é construída uma compreensão integral do ser humano: ele não pode ser dissociado em esfera de trabalho e esfera de vida pessoal. E, em decorrência desta concepção, a Psicologia passou a explorar, analisar e compreender como as dinâmicas individuais, grupais e organizacionais interagem, construindo a partir destes dados, estratégias e atividades de prevenção, restabelecimento e promoção da qualidade de vida e do bem-estar das pessoas.

Tais estratégias, por sua vez, estão associadas a uma análise multifatorial: a) comportamento humano (atitudes, emoções, satisfação, motivação, liderança, etc.); b) trabalho (mercado, desemprego, estresse, etc.) e c) organização (Recrutamento e Seleção, Educação e Treinamento, Avaliação de Desempenho, etc.).

Os diferentes procedimentos utilizados pela Psicologia proporcionam melhorias significativas e integradoras no contexto do trabalho, cumprindo um papel importante na formação de pessoas e na construção de um ambiente organizacional equilibrado, produtivo e estável.

Os diferentes procedimentos utilizados pela Psicologia proporcionam melhorias significativas e integradoras no contexto do trabalho

Rosângela da Costa

Últimas colunas