(54) 3462 6033
Você precisa manter o foco em sua jornada para realizar grandes coisas. ” - Les Brown.
Muito se ouve falar a respeito de manter o foco. E parece que já sabemos o suficiente a respeito desta atitude. Sabemos o quanto é importante, que favorece as atividades do dia-a-dia e que nos auxilia a alcançarmos os nossos ideais. Mas, como de fato, o foco funciona em nossas vidas?
Vamos pensar a seguinte cena: você está em um supermercado, mais precisamente em uma fila para acessar o caixa para passar as suas compras. Neste instante, três caixas estão operando. Você nota que a fila ao lado está com menor número de pessoas aguardando. Assim, troca de fila. Mas, de repente o caixa fecha. Você se vê obrigado a ir para outra fila aguardar atendimento. Ali, você nota que a fila do terceiro caixa está menor, por este motivo, decide trocar de caixa novamente. Imaginemos que esta cena ocorra por algumas vezes, ao final do atendimento, você já estará cansado e provavelmente muito estressado. Você está tão irritado com a situação que nem percebe o quanto perdeu de energia, em virtude de todas as mudanças realizadas. A consequência foi ser atendido ainda mais tarde, e com uma grande energia despendida para tal, sem necessidade.
Com isso, podemos entender que o resultado final foi alcançado, mas com um dispêndio de energia desnecessário. Quantas vezes nos comportamos como se estivéssemos nesta fila de caixa de supermercado? Muitas vezes e muitos dias. Perdemos tempo e gastamos energia com aparelhos eletrônicos (celular, computadores, televisão) e com mensagens, WhatsApp, e-mails .... Além disso, nos desgastamos em função de falhas de comunicação, faltas de delegação e administração do tempo. Brigas, discussões e desentendimentos nos desviam de nossos objetivos e nos tiram do nosso “prumo”.
Uma outra dificuldade muito presente na vida das pessoas e que faz com que nos dispersemos com facilidade é a ansiedade. Estar ansioso ou viver ansioso é uma situação difícil, complicada e estressante. A ansiedade faz com que a mente esteja sempre à frente, numa preocupação constante com o que ainda está por vir. Suor, calafrios, taquicardia, dor de barriga, unhas roídas: elementos presentes na vida de quem é ansioso. Tudo isso, faz com que a manutenção do foco seja prejudicada.
Algumas dicas: procure respirar e relaxar sempre que se sentir ansioso e nervoso – esta ação oxigena o cérebro e acalma as atividades impulsivas e instintivas; busque mais contato com a natureza – isso ajuda o cérebro a descansar e voltar ao índice de atenção desejada; procure dormir bem, se alimentar bem e praticar atividades físicas – todos estes elementos são comprovados pela ciência como fundamentais para um cérebro equilibrado.
O foco está intimamente relacionado às nossas emoções. Quanto mais cientes de nós mesmos, de nossas emoções e ações, mais focados e concentrados conseguiremos estar na nossa vida. Não há milagres, mas há oportunidades efetivas de sermos mais plenos em nosso fazer diário.