(54) 3462 6033
Da redação
Com a chegada do inverno e a diminuição das temperaturas, o uso de fogões à lenha, lareiras e aquecedores elétricos torna-se comum para aquecer os ambientes. No entanto, é essencial estar atento aos cuidados necessários para prevenir acidentes domésticos, especialmente, incêndios. E o principal alerta é quanto à manutenção dos equipamentos e que já causaram princípios de incêndios, na última semana, em Garibaldi.
“Esse princípio de incêndio vem pela falta de manutenção, esse é o principal motivo”, alerta o comandante da Corporação de Bombeiros Voluntários de Garibaldi (CBVG), Márcio Dalbosco Saldanha. “Agora começa a ficar mais incisivo em parte de acidentes pelo uso de equipamentos, então, o pessoal tem que ficar de olho, porque vem mais frio por aí. No ano passado não tivemos problemas porque o frio não foi intenso”, avalia Saldanha.
“A pessoa diz que a lareira ficou acesa e os moradores saíram de casa, a gente não faz perícia, mas sabe o que aconteceu... Já houve casos que o fogo consumiu toda a casa”, relata o comandante sobre as chamadas que chegam à corporação.
Saldanha recomenda que fogões à lenha e lareiras devem ser limpos uma vez por ano. “Geralmente o que temos é a falta de limpeza do cano do fogão ou da lareira. Os canos sujam muito com a picumã (fuligem), altamente inflamável, esquentam demais e acabam pegando fogo”, explica o bombeiro.
Também as lareiras e os fogões à lenha devem ficar afastados das paredes, sempre longe de cortinas e de tapetes de tecidos. Saldanha orienta, ainda, que não deve ocorrer um velho hábito das pessoas, o de deixar roupas em cima do fogão para secar. “Tem gente que usa muito isso ainda”, avisa.
Aquecedores também não devem ser ligados e deixados durante muito tempo conectados à rede elétrica, o que pode sobrecarregar a rede. Deve-se evitar o uso de aquecedores elétricos em banheiros devido à umidade, que pode causar um curto-circuito no aparelho.
Saúde
E a estação mais fria é também o momento em que várias doenças e sintomas podem aparecer, como gripes, resfriados, pneumonia e sinusite. Algumas dicas são essenciais para se proteger, como beber mais água. Também, manter as vacinas em dia; exercitar-se regularmente; cuidados com a alimentação (priorizar alimentos ricos em vitamina C, como frutas); melhorar a circulação do ar em casa; umidificar o ambiente, evitar banhos longos e muito quentes e secar bem as orelhas após o banho.