(54) 3462 6033
A Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria da Saúde, alerta a população para a necessidade de intensificar os cuidados de prevenção à dengue. Com a elevação das temperaturas, aumenta também a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença, o que reforça a importância de evitar qualquer tipo de acúmulo de água parada.
Até o início do mês de dezembro, o município contabilizou cinco focos do mosquito, identificados nos bairros São José, Centro e São Francisco. Ao longo do ano, foram registrados 55 casos suspeitos de dengue notificados, dos quais 35 foram descartados, 13 confirmados e sete ainda seguem em análise.
Medidas Preventivas
Entre as principais medidas preventivas estão a eliminação de recipientes que possam acumular água, como pneus, latas, garrafas e baldes, a manutenção de caixas d’água (devem ser sempre fechadas com tela), cisternas e reservatórios sempre bem fechados, a colocação de areia até a borda dos pratos de vasos de plantas, além da limpeza frequente de calhas, ralos e lajes.
Também deve-se manter pátios e terrenos limpos, evitando o acúmulo de lixo e entulhos, bem como permitir o acesso dos agentes de endemias às residências para vistorias e orientações.
Sintomas
Em caso de febre (aferida ou relatada) acompanhada de dois ou mais sintomas como dor no corpo, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, manchas vermelhas na pele ou mal-estar, a orientação é procurar imediatamente o Pronto Atendimento Médico (PAM) e evitar a automedicação.