(54) 3462 6033
A Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, promoveu no último sábado (22), uma programação especial em homenagem aos 150 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul. As atividades reuniram autoridades, comunidade e entidades culturais em uma tarde dedicada ao reconhecimento do legado histórico dos imigrantes que contribuíram para a formação social, econômica e cultural do município.
A programação teve início às 16h, com o protocolo oficial de abertura, que contou com a presença de autoridades do Executivo, do Legislativo, secretários municipais, demais convidados e a comunidade garibaldense. Durante o ato, foram relembrados marcos da fundação da antiga Colônia Conde D’Eu e o papel determinante da chegada dos imigrantes europeus, especialmente dos italianos, entre 1874 e 1875, na consolidação do território e no desenvolvimento da Serra Gaúcha.
Logo após, o Coral Stella D’Italia realizou uma apresentação especial, seguida da primeira missa celebrada em italiano, conduzida pelo Coro Elo Sonoro, que participou da liturgia e dos cantos.
Na sequência, ocorreu a apresentação do espetáculo “Speranza – Em Busca de um Novo Mundo”, desenvolvido pelo Projeto Arte em Cena, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, da EMEF Pedro Cattani e do Platô – arte, educação & cultura. A montagem, protagonizada por estudantes, retratou a trajetória das famílias italianas que chegaram ao Brasil em busca de novas oportunidades, ressaltando valores de coragem, esperança e trabalho que marcaram a história local.
Encerrando a programação, às 19h, foi inaugurado o Monumento Comemorativo aos 150 anos da Imigração Italiana, obra assinada pelo artista Ruy Stefani. A escultura representa elementos da colonização, o passar do tempo e o legado deixado pelos imigrantes, além de destacar a presença simbólica de Giuseppe e Anita Garibaldi, ícones de liberdade e transformação.
A Prefeitura de Garibaldi reforça seu compromisso com a preservação da memória histórica do município e destaca a importância das famílias imigrantes na construção de uma comunidade que valoriza o trabalho, a cultura e a identidade local.
Fotos: Márcio Schinoff