CARREGANDO

Busca

Servindo a comunidade

Redação O Garibaldense 06/06/2024
Curso de formação de novos bombeiros para Garibaldi tem 36 participantes e iniciará no dia 17 de junho

Da redação

“Ser bombeiro voluntário é abrir mão da família em prol da comunidade. Ele presta um serviço inigualável”. É o que afirma o comandante da Corporação de Bombeiros Voluntários de Garibaldi (CBVG), Márcio Saldanha, ao falar sobre a importância do curso de formação para novos integrantes da Corporação.
As inscrições para o curso encerraram no dia 29 de maio, com 37 inscrições, mas após o teste de aptidão física, permaneceram 36 alunos, entre homens e mulheres de Garibaldi e cidades vizinhas, como Caxias do Sul, Bento Gonçalves e também de Flores da Cunha.
O curso de formação terá sua aula inaugural no dia de 17 junho, quando será apresentado aos alunos toda a sistemática. Terá duração de um ano, tendo atividades teóricas e práticas, online e presenciais, que serão ministradas nos finais de semana. A carga horária total é de 670h, divididas entre 370h de aulas teóricas e práticas e 300h de estágio obrigatório.
“Ele se mantém de forma híbrida, com a parte teórica em casa durante o tempo livre do participante, geralmente de noite, e colocar o que estudou na prática, aqui, na corporação”, explica Saldanha.
Por sua experiência, o comandante dos bombeiros no município acredita que metade dos inscritos devem se formar. “No ano passado foram 25 inscritos e 13 se formaram. Queríamos que todos ficassem, porque quanto mais tivermos, melhor estaremos guarnecidos na corporação”, entende.
O número de inscritos foi o maior de todas as edições já realizadas, o que Saldanha acredita ser motivado pela última enchente. “O pessoal fica sensibilizado e quer ajudar”, diz.
O curso tem na coordenação os bombeiros voluntários Leonardo Dell Osbel e Gabriel Melchior, que fizeram o curso em 2020. “É gratificante coordenar e ministrar as aulas, porque estou fazendo algo que alguém já fez esse trabalho para eu estar aqui também”, salienta Leonardo. “É uma grande responsabilidade ajudar aumentar o quadro da corporação, não só em quantidade como em qualidade, e uma honra retribuir o suporte que tivemos lá atrás”, completa.
Os aprovados no curso, que se estenderá até maio de 2025, serão integrados à corporação, atuando nas ocorrências de incêndio e resgates diversos.

Outras notícias

Clima e temperatura

 

Online O Garibaldense

O primeiro jornal de Garibaldi

Colunas populares
Mostrar mais
Curta nossa página