CARREGANDO

Busca

Uma viagem sem sair do lugar

19/04/2024
Mesmo enfrentando o mundo digital, a Biblioteca pública Frei Miguel vem a cada dia atraindo mais leitores

Se tem algo que faz brilhar o olhar da professora Salete Maria Gonçalves Rabaioli, frequentadora assídua da Biblioteca Pública Frei Miguel, é o encanto pela leitura. “Estou sempre por aqui, uma vez por semana, no mínimo. Há 15 anos, vim de Lages morar em Garibaldi com o meu marido e aluguei um apartamento muito próximo. Um dia entrei e encontrei o livro “A Cabana”, que não tinha lido, e adorei. A partir daí, comecei frequentar e não parei mais”, diz Salete. Nesse período ela participou de diversas ações e projetos desenvolvidos pela Biblioteca, como o Clube de Leitura.

“Eu adoro esse ambiente, tem paz, tranquilidade, é o melhor lugar do mundo, se eu pudesse estaria aqui todo dia, para sentar e ler”, completa. As obras preferidas de Salete são variadas, desde o romance até as trilogias.
A professora também aconselha os mais jovens a ler. “Eu sempre digo para meus alunos (da escola Dante Grossi), que a leitura abre um leque para o mundo, uma janela onde você viaja sem sair do lugar. Acredito que já criei muitos leitores”, diz Salete, que antes de conceder a entrevista acabara de comprar o livro “O Livreiro de Kabul”, do espaço de sebos, que é realizado periodicamente. “Isso é uma coisa ótima, qualquer um pode comprar, é baratinho”.
E o espaço de sebos é um dos motivos que está atraindo cada vez mais leitores para a Biblioteca. “De 2022 para cá vem aumentando o número de empréstimos e também de usuários, mesmo diante do mundo digital. Em 2023 tivemos 5.800 empréstimos e nesse ano já foram 2 mil, foram 220 novos cadastros e até abril chegou a 99. Muita gente gosta de tocar, sentir e cheirar o livro”, explica a bibliotecária Maria Helena Schneider.
Os sebos são livros doados por usuários e os que têm mais de um exemplar são disponibilizados por um valor bem acessível. Também os valores das multas de trânsito são destinados para compra de livros para os sebos. “Quando termina as pessoas já vêm perguntando quando vai ter de novo”, comenta Maria Helena, que enfatiza o mês de abril com datas especiais, como o Dia Nacional da Biblioteca, o Dia Nacional do Livro Infantil e o Dia Internacional do Livro.
São 9.520 cadastros atuais, mas nem todos estão na ativa, e cerca de 35 mil exemplares. Também são realizadas promoções como o “Pegue e Leve de Livros” e impressões de documentos. A Biblioteca é responsável, ainda, pelas reposições dos livros nas “Casinhas Literárias”, espalhadas pela cidade. O espaço oferece o Telecentro e sedia exposições.
O atendimento na Biblioteca é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. O número do telefone é o 3462-8166.

Outras notícias

Clima e temperatura

 

Online O Garibaldense

O primeiro jornal de Garibaldi

Colunas populares
Mostrar mais
Curta nossa página