CARREGANDO

Busca

Bombeiros realizam seleção de voluntários

Redação O Garibaldense 05/03/2018
Selecionados serão capacitados para atuarem como bombeiros em Garibaldi / Foto: Divulgação

O Corpo de Bombeiros Voluntários de Garibaldi (CBVG) está com inscrições abertas, até o dia 20 de março, para homens e mulheres, com idades entre 18 e 45 anos, interessados em fazer parte do quadro voluntário. A seleção, aberta conforme os ciclos de demanda da Corporação, ocorreu pela última vez em 2016. Atualmente, a entidade conta com 45 bombeiros – sendo 15 efetivados – e na seleção deste ano pretende captar mais 25 voluntários.

Entre os requisitos estipulados pelo edital, publicado pelos Bombeiros, constam obrigatoriedades como, por exemplo, ser cidadão brasileiro – nato ou naturalizado; estar em dia com o Serviço Militar e com o Tribunal Eleitoral; não ter sido condenado por crime doloso ou possuir registro como réu em ações policiais e judiciais; ter condições físicas e psicológicas para realização operacional das atividades; não integrar grupos que possuam ideologias racistas, preconceituosas, violentas ou imorais; entre outros.

“Esperamos dos voluntários comprometimento, pro-atividade em ações que sejam positivas perante à sociedade, responsabilidade e tranquilidade para que a calma sempre seja mantida diante de situações adversas”, acrescenta o comandante do Corpo de Bombeiros, Jorge Castro. De acordo com ele, os voluntários podem desempenhar uma série de funções dentro da Corporação, sendo normalmente destinados para as áreas em que possuem mais facilidade, cumprindo uma carga horária mensal de 12hs, em escalas pré-definidas.

Em Garibaldi  - A entidade atende hoje cerca de 212 ocorrências por mês. De acordo com o comandante, em 2017 foram atendidas 2.551 ocorrências, o que resulta em uma média de sete atendimentos diários. “Nosso quadro operacional está funcionando, mas com a saída de integrantes ao longo do tempo, vamos nos precavendo com antecedência, selecionando mais pessoal, para manter sempre o atendimento 24h”, comenta o comandante.

A corporação local é mantida por meio de convênio com a Prefeitura e a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) – além de doações via conta de luz, anônimas, ou em ações promovidas em prol dos bombeiros. “Não temos fins lucrativos, por isso tudo o que recebemos é investido em melhorias, para qualificar o atendimento à população”, afirma.

Seleção - Interessados em ingressar no Corpo de Bombeiros Voluntários devem realizar a inscrição junto à entidade até o dia 20 de março. Em seguida, os candidatos passam por uma entrevista com a comissão do curso, apresentam os documentos exigidos em edital e, posteriormente, passam por avaliações psicológicas e físicas. Os selecionados serão capacitados para a atividade, com aulas sobre legislação, equipamentos de comunicação, além da parte operacional de primeiros socorros, combate a incêndios, resgate veicular, resgate em alturas, salvamento aquático, manipulação de produtos perigosos, entre outros.

O curso tem duração prevista de quatro a cinco meses, além de 288h de estágio que deverão ser cumpridas com supervisão dos bombeiros da Corporação. A previsão é que a turma se forme no final deste ano.

Outras notícias

Clima e temperatura

 

Online O Garibaldense

O primeiro jornal de Garibaldi

Colunas populares
Mostrar mais
Curta nossa página