CARREGANDO

Busca

Fogo Simbólico está no município

Redação O Garibaldense 18/08/2022
A centelha foi entregue ao prefeito Sérgio Chesini, na sede da Corporação de Bombeiros Voluntários / Geder Luis Gutler

Garibaldi recebeu nesta quarta-feira, 17, a centelha da 85ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria. O símbolo, alusivo às comemorações do Dia da Independência do país, 7 de setembro, chegou ao município proveniente de Bento Gonçalves, conduzido pelo representante da Liga da Defesa Nacional (LDN), o tenente D. Lima.

A centelha foi entregue ao prefeito de Garibaldi, Sérgio Chesini, na sede da Corporação de Bombeiros Voluntários, que acendeu a pira com o fogo simbólico. Participaram do ato, ainda, o vice Valério Mayer, vereadores, autoridades civis e militares, servidores municipais e a princesa da Fenachamp, Laura Bertelli.

O tenente D. Lima lembrou que a LDN é uma entidade civil e os integrantes atuam de forma voluntária. Disse também que a centelha já foi entregue para mais de 300 municípios do Rio Grande do Sul.

Já o prefeito Sérgio Chesini enalteceu a chegada da centelha do Fogo. “Um símbolo que marca o nosso amor pelo Brasil e nos estimula a refletir sobre essa terra. Esse ano não poderia ser mais especial, estamos a poucos dias de comemorar os 200 anos da Independência do Brasil, uma nação jovem, e podemos ir muito mais além, para isso temos que ter forte no peito o patriotismo”, destacou.

A chamada corrida do Fogo Simbólico ocorre tradicionalmente há 85 anos no Rio Grande do Sul. A Liga da Defesa Nacional define um tema de cunho nacional a ser abordado nas comemorações cívicas que envolvem a atividade. Como neste ano se comemora o bicentenário da Independência do Brasil, a Liga da Defesa Nacional adotou como tema da corrida do Fogo Simbólico da pátria a própria Independência do Brasil. Em Garibaldi, a homenagem será para a Fenachamp.

O Fogo Simbólico ficará na sede dos bombeiros até o dia 1° de setembro, quando será deslocado para a prefeitura durante a Semana da Pátria, que acontece até o dia 6, com apresentações de escolas, diariamente, às 8h e 17h.

A chegada do Fogo Simbólico foi o primeiro ato visando as comemorações da Semana da Pátria no município, que culmina com o desfile cívico, no dia 7 de setembro. Depois, retorna para sede dos bombeiros, permanecendo até o início da Semana Farroupilha.

Para o desfile cívico estão confirmadas 36 entidades, mas a secretaria municipal da Educação acredita que esse número deve chegar a 40. Serão seis bandas marciais. O início será às 8h, nas proximidades da Tutto Per Mangiare, na Av. Rio Branco, e segue em direção a rua Buarque de Macedo, até a praça Loureiro da Silva, com previsão de encerramento ao meio dia. Em caso de chuva, o desfile será transferido para o domingo, 11.

“O desfile é mais um evento de retomada neste ano pós pandemia”, diz ao O Garibaldense, a secretária municipal de Educação, Beatriz Arregui Sopelsa. O tema do evento em 2022 é “Fenachamp, revivendo a história, brindando o presente, celebrando o futuro”. Devido ao tema, deve participar do desfile do dia 7 o primeiro presidente da festa, Adolfo Lona, atualmente vivendo em Porto Alegre.

Outras notícias

Clima e temperatura

 

Online O Garibaldense

O primeiro jornal de Garibaldi

Colunas populares
Mostrar mais
Curta nossa página