(54) 3462 6033
Passada a eleição, com a calmaria reinante, é propício se fazer uma análise dos fatos ocorridos durante o período que sucedeu o primeiro governo Dilma.
Já naquele momento, o descontentamento dos políticos ficou evidente e até foi posta em dúvida a vulnerabilidade da Urna Eletrônica. Sem sucesso na reclamação, só restou um caminho para que se quebrasse a hegemonia do Partido dos Trabalhadores.
Então iniciaram a falácia sobre reformas política e outras. Mas a velha política sentia tantas dores a cada menção de alterações da legislação política que apenas acabaram com o financiamento privado de campanha e criaram, então, o financiamento público para as campanhas eleitorais. A reforma assim viria a contento, porém, tanto teimaram e não se desfazerem das vantagens que usufruíam que, de repente, a população se deu conta de que estava na hora de fazer parte na reforma política, eliminando os velhos e abrindo espaços para que novos eleitos pudessem efetivá-la.
Uma das coisas que propunham os velhos políticos era de reduzir o número de partidos, que chamavam de “nanicos”, para que pudesse haver uma campanha mais enxuta e vantajosa para si nos seus partidos habituais. Como não fizeram essas reformas, e os eleitores o fizeram. Praticamente acabaram com alguns partidos que sempre tiveram dono, que não permitiam a renovação de seus quadros, não deixando até candidatos jovens avançarem politicamente e os que não acabaram (MDB, PP, PSDB, PDT e DEM viraram nanicos, ou estão se inclinando para tal. Perderam muitas cadeiras no Congresso Nacional e Estaduais. Desses, sobrou apenas o PT, que foi o mais castigado nas últimas campanhas, representando os de centro-esquerda, e o Presidente eleito do PSL antes considerado nanico.
Com Bolsonaro, os Militares voltam ao poder, mas de forma democrática. Talvez pode representar uma volta ao passado, sim, mas quem sabe o prelúdio de um tempo novo.
Bolsonaro pretende em seu governo 1) promover uma reforma na previdência aumentando imediatamente em um ano a idade mínima para a aposentadoria em 61 anos e o tempo de contribuição em 36 anos. As aposentadorias proporcionais serão proporcionais mesmo com valores entre o limite do bolsa família e o salário mínimo, entre outras. 2 Isenção de imposto de renda para quem ganha menos de 5 mil por mês; 3) redução do tamanho do Estado e sua burocracia para que as entidades civis possam progredir e investir mais; 4 criar novos empregos mediante à redução de custos para novas admissões de empregados. Entra aqui a Carteira verde-amarela para quem ingressa no mercado de trabalho.
Agora devemos esperar as definições mais precisas tanto no âmbito Federal como no âmbito estadual pois o que temos agora são só suposições.
No Estado a eleição ao contrário do que se supunha não foi tão folgada assim. Seguiu a tradição e aparentemente o tratamento dado pelo governador aos funcionários públicos decidiu a eleição.
O mercado, por sua vez, está aguardando mais definições dos novos eleitos para firmar posição. Por isso o dólar está sendo operado em pequena alta, o mercado de valores em pequena baixa pois o dinheiro de investimento é o mesmo e as cripto-moedas tipo “bitcoin” com alta um pouco mais acentuada.
.