CARREGANDO

Busca

Será a mesmice incompetência?

Vocês conhecem o “Duda Milk”? Acho que sim, naturalmente. Ele é aquele cara que no momento da eleição estadual afirmara que atraso nos vencimentos de professores e policiais se resolveria apenas com a realocação de verbas do tesouro. Mais. Garantira que até o final do primeiro ano de mandato como governador, a folha de pagamento dos funcionários do poder executivo seria depositada em dia.
Parecia que os vencimentos voltariam a ser depositados no último dia útil mês como no tempo dos governos de centro-esquerda, há muito tempo rejeitados.
Esse golpe da realocação de verbas, pretendia atingir a população gaúcha de forma mais incisiva, como se fosse um assalto à mão armada, onde a vítima é surpreendida pelo seu algoz de forma tão brutal e inesperada que perde completamente seu poder de defesa.
Meus queridos Leitores. Todos nós sabemos que o Estado do Rio Grande do Sul está falido, porém, não será aplicando inesperados golpes na sociedade civil e produtiva do Estado que conseguirá resolver seus problemas de caixa.
Tem o Estado obrigação de reduzir o custo da máquina administrativa que é onde se esvai a maior parte dos recursos.
A pretendida alteração da cobrança do IPVA, se avisado no início do ano, teria dado tempo para os cidadãos de bem se planejarem. Mas agora? Em cima da hora? Que planejamento teriam? Como ficariam os cidadãos que se esforçaram muito para obter 20% de desconto na antecipação do IPVA? E aqueles que dependiam de rendas adicionais para pagar as parcelas desse mesmo IPVA até abril e que agora teriam de pagar de uma só vez em janeiro? Como cumpririam esse compromisso absurdo? Não duvido nada que num futuro muito próximo a gauchada encontrará algum parente que more em outras unidades federativas para legalizar seus automóveis.
Temos o IPVA mais caro do país.
Em Santa Catarina, é 58,5% mais barato. Pernambuco, é 31,23% e Minas Gerais, capital das locadoras de veículos, o IPVA mais de 70% menor.
Então vai uma pergunta: Será que as magníficas cabeças pensantes da política econômica deste Estado não entendem isso? Não observam o que aconteceu com grandes empresas que em busca de carga tributária menor já foram embora daqui e as que ficaram estão inadimplentes pelo simples fato de que a carga tributária gaúcha é muito alta?
Que a todo o momento o governo a promove condições especiais de refinanciamento dos débitos do ICMS favorecendo apenas os maus pagadores?
Então, fica cada dia mais evidente que pela emoção, elegemos pessoas menos incompetentes para gerenciar as contas do Estado, mas, muito competentes para dar emprego a todos os incompetentes que não conseguem sequer conquistar votos suficientes para se elegerem.
A continuar assim logo começaremos a pagar a conta da nossa burrice eleitoral e nossa convicção ignóbil de que só as pessoas do nosso gosto partidário são corretas e estão certas, e que os demais são todos bandidos.
Pelo menos, na próxima eleição entendamos o que é interessante para nosso bolso e não para nosso ego. Isso já melhorará muito.

Renan Alberto Moroni

Últimas colunas