(54) 3462 6033
No dia 3 de fevereiro, sábado, acontecerá o Seminário “Construindo o presente, história dos povos Indígenas e Afro-Brasileiros no Rio Grande do Sul” no CTG Trilha Serrana, de Carlos Barbosa, com início às 8h30. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no local e dia do evento, que também contará com almoço, por adesão, no valor de R$ 22. O Seminário é organizado pelos departamentos Jovem e Cultura da 11ª Região Tradicionalista, com apoio do CTG Trilha Serrana e da Administração Municipal, através da Fundação de Cultura e Arte - PROARTE.
Programação – O evento terá início às 8h30 com credenciamento, sendo que a abertura ocorre às 9h30. A partir das 10h iniciam os painéis, abrindo com o tema “História das lutas indígenas no Rio Grande do Sul”, abordado pelo historiador e presidente do CMCTG Carlos Barbosa e Diretor Jovem da 11ª RT, Jonas Viccari. Às 11h, a pauta será “Cultura indígena e atual situação do índio no RS: as dificuldades e os movimentos de resistências”, com fala do Cacique Cirilo – Cacique Regional Guarani. O almoço ocorre ao meio dia e o seminário retorna às 13h30 com a pauta voltada para o racismo na escola e na sociedade, com a pedagoga e pesquisadora da cultura negra, Solana Corrêa. Em seguida, o tema “Religiões de Matriz Africana e a Intolerância Religiosa” será trabalhado com o Umbandista Marcus Flávio.
A tarde também contará com a presença da historiadora e pesquisadora da História Afro-Brasileira Sabriny Machado de Souza, que irá apresentar seu painel às 14h45. Após um intervalo, às 16h, a professora do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, unidade Bento Gonçalves, Sirlei Bortolini, falará sobre “Cultura e arte afro-brasileira e indígena e Projeto sociocultural do NEABI”. O evento deve encerrar por volta das 17h.