CARREGANDO

Busca

Caminhada social

Um dos grandes momentos na evolução humana ocorreu ao trocarmos o andar quadrúpede pelo bípede. Com essa evolução nossos antepassados ficaram mais altos e, dessa forma, conquistaram uma visão melhor dos seus predadores e de suas presas, ganharam dois braços livres que podiam jogar coisas, agarrar, se defender, etc... Isso trouxe uma melhora no padrão de vida para a época.
Outro grande momento, dessa vez considerando a complexidade da vida em grupo, provavelmente foi a existência de um osso quebrado. Na natureza se um animal quebra um osso de uma perna, por exemplo, tem grande chance de morrer por fome ou por predadores. Para alguns pesquisadores, provavelmente em algum momento isso ocorreu com o ser humano arcaico, e por não conseguir se locomover direito, integrantes do seu grupo começaram a cuidar desse indivíduo ferido, oferecendo segurança e alimento até sua recuperação. Esse foi um grande marco civilizatório.
Na era contemporânea, um grande momento é quando o bebê consegue dar seu primeiro passo sozinho. Uma combinação perfeita dos sistemas cognitivo e muscular, que levará ao próximo estágio do desenvolvimento. Nesse sentido, o ato de andar, e posteriormente correr, está intimamente ligado à evolução do ser humano.
Considerando isso tudo, sabiam que podemos caminhar e ajudar os outros ao mesmo momento, e sem a desculpa de não ter tempo ou dinheiro?
O app Charity miles tem parceria com grandes empresas e transforma a distância percorrida em dinheiro, que é destinado a diversos projetos. Alguns projetos estão relacionados ao câncer, epilepsia, visão, leucemia, parkinson, diabetes ou proteção ambiental. A única ação que o indivíduo precisa fazer é instalar (gratuitamente) o app no celular, escolher uma causa e ficar com o celular junto enquanto caminha (pode ser no trabalho, dentro de casa, no supermercado, em qualquer lugar a qualquer momento...), e pronto.
Pode, ainda, correr ou pedalar. Aí sua contribuição foi realizada em dose dupla. Inicialmente para a melhora da sua saúde e paralelo a isso, apoiando a causa que se identifica. É possível criar grupos, com a família, amigos... e criar uma “competição saudável e solidária”.
Quanta ajuda poderia ser prestada a nível mundial todos os dias, simplesmente por caminhar nas ruas?
Para finalizar, hoje, 1º de setembro, dia do profissional da Educação Física. Quero parabenizar a todos nós, que atuamos na área, pela passagem dessa data tão importante.

Jean Rasia

Últimas colunas