CARREGANDO

Busca

Os pilares da Saúde

Nesta sexta-feira, celebramos o Dia Nacional da Saúde. Data para relembrar a importância da educação sanitária e debater a saúde como ponto importantíssimo para a população. É uma homenagem a Oswaldo Cruz, personagem importante na história do combate e erradicação das epidemias da peste, febre amarela e varíola no Brasil, no começo do século XX, além de ser responsável pela criação do Instituto Soroterápico Federal (atualmente conhecido como Fiocruz) e da fundação da Academia Brasileira de Ciências.
Saúde, para a Organização Mundial da Saúde (OMS), é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afeções e enfermidades. Nos últimos dois anos, com as limitações impostas pela covid-19, percebemos na prática as consequências da retirada (ou a diminuição) de um desses pontos na nossa vida. Mas em termos gerais, o que engloba esses fatores?
O bem-estar físico pode ser entendido como a capacidade de realizar atividades físicas e desempenhar papeis sociais sem experiências de dor corporal e com bons indicadores de saúde biológicos. É comprovado que indivíduos que possuem o hábito de praticar exercícios físicos possuem uma incidência menor de riscos de doenças e aumentam a sua independência motora, principalmente, na terceira idade. A ação simples de caminhar já ajuda nesse processo.
O bem-estar mental é a forma que equilibramos as emoções, positivas ou negativas, entre o interno e o externo. Estresse, ansiedade e tristeza são sensações que podem ser apresentadas no dia a dia, mas não podem atrapalhar nossa rotina. O lado emocional também está ligado aos nossos desejos e lembranças. Uma música, um aroma, uma comida podem evidenciar algum momento e isso, mesmo que inconsciente, aumenta nosso bem estar. Uma boa noite de sono é revigorante, não só fisica, mas também emocionalmente.
E o bem-estar social está relacionado a situações macros e gerais do nosso dia a dia: ter um emprego, recursos econômicos para satisfazer as necessidades, um lar para viver, acesso à educação, a saúde, moradia, transportes, cultura, lazer, ter amigos, etc. Estar em convívio com outras pessoas nem sempre é fácil, mas o homem é um ser que em todo o processo evolucionário precisou, e ainda precisa, viver em grupo para sobreviver. Somos dependentes um do outro. Um jantar com amigos é enriquecedor no âmbito social.
Equilibrando esses três itens e adicionando uma boa dose de higiene pessoal, temos condições de possuir uma boa saúde em todo seu contexto.

Jean Rasia

Últimas colunas