(54) 3462 6033
O tempo também passa para os cães, e leva com ele a vitalidade e a energia dos nossos amigos. Com a velhice também chegam as mudanças no comportamento e precisamos estar atentos!
A fase idosa dos cães inicia aproximadamente aos 8 anos, porém a longevidade dos nossos amigos depende de vários fatores, tais como raça, alimentação, peso, sedentarismo, acidentes e o histórico de saúde do cão ao longo da vida.
Como identificar sinais de velhice dos cães? Mudança na coloração dos pelos (sim, eles ficam esbranquiçados), cansaço excessivo, sonolência, possíveis doenças renais, cardíacas, dificuldade de locomoção,
Apesar da idade, é preciso ter em mente que um cachorro idoso, não é um cão doente, pelo contrário, alguns continuam muito saudáveis e ativos. A senilidade nos cães está associada a cuidados extras, prevenção e limitações.
A alimentação é um dos fatores de atenção nesta fase. Com a idade, o sistema digestivo/absorção dos cães fica mais lento, além de ser necessário controlar o seu peso, para evitar doenças relacionadas e dificuldade de mobilidade; também as vezes a sua dentição pode estar prejudicada; por isso é importante verificar uma ração apropriada para esta fase. Há várias opções no mercado!
Atenção com a higiene e saúde do cão! Os cuidados devem ser redobrados. Leve seu cãozinho ao veterinário em qualquer suspeita.
Os passeios podem? Claro! Podem e devem. Mesmo que os cães não demonstrem tanta disposição, é fundamental manter uma rotina de exercícios nesta fase. Caminhadas são o mais indicado, mas é preciso ter cuidados extras: diminuir a intensidade, cuidados com a temperatura, a quantidade e a duração, adaptando-o a esta nova rotina.
Paciência é a palavra chave para cães idosos. Eles estão numa nova fase e também estão se adaptando a ela.
O mais importante nisso tudo é a prevenção. É preciso cuidar de seu cãozinho quando jovem para que ele possa chegar nesta fase senil o mais saudável possível e com muita disposição.