CARREGANDO

Busca

Como escolher a raça de cachorro ideal?

Decidiu ter um cachorrinho? Que bacana! Mas e agora, qual raça devo escolher? Primeiramente, e o mais importante é você saber suas responsabilidades quanto adquire ou adota um cãozinho. Nem tudo são alegrias! E, ter um cãozinho tem um custo.
O cachorro necessita de cuidados, ele necessita de alimentação, abrigo, vacinas, vermífugos, brinquedos, banho, escovação, consulta ao veterinário e várias outras necessidades. Ele faz cocô, ele faz xixi, ele pode vomitar, e você precisa estar preparado para isso! Além das necessidades físicas ele também tem necessidades psicológicas, como carinho, atenção e diversão. Você precisa conhecê-las e estar disposto a isso.
Algumas raças têm necessidades específicas e é muito importante que você conheça as características de cada raça e do porte de cada cachorro para ajudá-lo nesta decisão!
Todas as raças de cães possuem seus padrões de aparência e temperamento, e algumas são mais suscetíveis a problemas de saúde, como é o caso do Pug, que pode ter problemas de respiração, devido as características do seu focinho.
Se você possui uma vida bastante ativa, tem crianças na família, gosta de passear, deve escolher um animal que seguirá esse ritmo, como exemplo do Golden Retriever, do Labrador.
Se você quer um cão para proteger sua casa e sua família, deve ser um cão de grande porte (cães de guarda) e que tenha estas características, como exemplo do Pastor Alemão e do Rotweiller.
Se você fica pouco em casa, opte por uma raça que lide bem com a solidão, como exemplo do Schnauzer ou o Lhasa Apso.
Mora em apartamento? Cuidado na escolha. Todos os cães podem se adaptar a um apartamento, mas alguns tem necessidades que podem ser um problema, como exemplo das necessidades de praticar atividades físicas.O mais indicado são cães de pequeno porte como o Spitz Alemão e o Yorkshire.
Tem um sítio e precisa de um companheiro para pastoreio, opte pelo Border Collie.
O famoso “vira-lata” ou SRD também pode ser uma ótima opção!
O segredo ao escolher um cão, seja adotado ou comprado, é basear-se sempre no seu estilo de vida e no tempo que terá disponível para cuidar dele. Sugerimos sempre pesquisar algumas raças, focando nas suas principais características, na sua saúde, na quantidade e nível de exercício que ele deve praticar, nos cuidados necessários com os pelos, na sociabilidade, etc. Você pode buscar ajuda de um veterinário ou de um profissional de comportamento canino para lhe ajudar nisso.
Não se esqueça de pensar também no tamanho do novo pet, é muito importante que eles possam viver em um local adequado as suas necessidades.
Pronto, pode escolher seu companheiro e boa diversão!

Carlos Capilar

Últimas colunas