CARREGANDO

Busca

A simplicidade como estratégia

Ao desenvolver uma estratégia empresarial, é comum que surjam incertezas quanto ao modelo adequado e a sua eficácia. De forma objetiva, a partir de um diagnóstico, cria-se um plano que auxiliará a empresa a alcançar suas metas e torná-la mais competitiva. O que se percebe é que, em alguns casos, há uma preocupação excessiva com o método, esquecendo-se da importância das etapas de execução e avaliação da estratégia.
Desenvolver o hábito de planejar e estabelecer objetivos é essencial para o crescimento de qualquer negócio. No entanto, como é possível verificar se a ação teve um bom resultado sem ter clareza quanto ao que se espera desta ação? Não é preciso criar um indicador para cada movimento que realizar, mas é recomendado ter alguns critérios de avaliação, adequando-os às caraterísticas da empresa.
E aqui introduzo a proposta da simplicidade. Somos bombardeados por inúmeras informações e é humanamente impossível acompanhar tudo o que acontece, mesmo escolhendo esta ou aquela área. Com tantas variáveis, é mais difícil chegar com segurança a uma única conclusão. E pode ser este o grande paradoxo: a simplicidade como estratégia – onde cada empresário pode construir o seu “melhor método”, com base em experiências e práticas. Não somente a partir de metodologias complexas, mas levando em consideração as reais necessidades do seu negócio e seguindo o que foi determinado no planejamento estratégico, de uma forma simples e que faça sentido, fortalecendo a equipe e desenvolvendo a empresa.
É evidente que o estudo e o empenho em buscar alternativas que aumentem a produtividade e que contribuam para uma gestão estratégica mais assertiva são essenciais. É preciso estar atento ao mercado, acompanhar tendências e oportunidades, sem esquecer-se, contudo, de valorizar o que já foi construído até aqui, muitas vezes com recursos escassos, mas com muito trabalho e dedicação.

Aline Agatti

Últimas colunas