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Gestão de processos: o que é quais são os benefícios?

Em um mercado competitivo, onde seus produtos e serviços concorrem direta e indiretamente com diversos outros, adotar práticas de gestão alinhadas aos objetivos da empresa pode influenciar positivamente na escolha do seu cliente.
Para melhor compreender, os processos organizacionais são as atividades de rotina e/ou estratégicas da empresa, que utilizam recursos (pessoas, informações, equipamentos) para realizar a operação de transformação de um produto ou prestação de um serviço.
E a gestão de processos tem o papel de ordenar estas atividades, para aumentar o desempenho e os resultados da empresa, o que se dá através da identificação, planejamento, execução, controle e monitoramento constante dos processos. Com isso, o empresário pode identificar as causas dos problemas e de imediato, implementar as soluções necessárias.
De forma objetiva, a gestão de processos é a interação entre as diversas áreas da empresa e os seus departamentos. Ao promover esta integração, é possível beneficiar-se de diversas maneiras: a) visão geral – permite mapear a organização, acompanhando os processos do início ao fim, identificando os pontos críticos e as melhorias exigidas; b) definição de indicadores – com o monitoramento, pode-se definir meios para medir os resultados e assim entender se o processo atingiu ou não o objetivo traçado; c) envolvimento das pessoas – quem realiza a atividade no dia a dia é, geralmente, a pessoa que possui mais conhecimento com relação à sua execução.
Por isso, a gestão de processos só terá êxito com a participação de toda a equipe, tanto na etapa de construção, como na parte de análise e validação.
Adequar rotinas, mapear processos, integrar equipes e implementar melhorias é um grande desafio para a maioria dos gestores, mas não há outro caminho para quem busca competitividade, diferenciação e bons resultados. Uma organização com processos bem estruturados é capaz de otimizar a aplicação dos recursos, entregando produtos e serviços com maior eficácia, que além de melhorar os resultados financeiros da empresa, aumenta também o grau de satisfação dos clientes.

Aline Agatti

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