(54) 3462 6033
Ao longo dos últimos anos, diversos processos foram facilitados a partir da evolução da tecnologia. Aplicativos e ferramentas auxiliam no controle das informações e otimizam a realização das atividades empresariais. Essa praticidade tem estimulado o surgimento de novos produtos e serviços, criados para atender uma determinada necessidade e assim, transformar-se em um negócio lucrativo. A perspectiva de liberdade e independência faz com que algumas pessoas criem novas empresas muito mais com base na empolgação de uma ideia do que sustentadas em um estudo e/ou planejamento.
Se você já tem uma ideia e quer colocá-la em prática, o primeiro passo é desenvolver o seu plano de negócios. Um documento que vai analisar todo o contexto, identificar as necessidades e auxiliar na projeção dos resultados. Também apresentará informações sobre o produto ou serviço, identificando quem serão os possíveis clientes, as demandas com relação aos fornecedores e tudo o que é preciso para avaliar a viabilidade do negócio. E aqui vem o detalhe mais importante: realizar este estudo antes de abrir a sua empresa permitirá que os possíveis erros sejam identificados com antecedência, ao invés de serem percebidos durante o funcionamento, gerando inúmeros prejuízos que vão além do aspecto financeiro.
Para ser “dono”, você deve ser determinado, ter disciplina e estar amparado a um bom planejamento, o que engloba também a tarefa de executar o que foi planejado e fazer as devidas análises, identificando o que deu certo e o que precisa ser revisado. São horas e horas de trabalho, contrariando a ideia de muitos que idealizam o empresário como alguém que tem diversos períodos de descanso. Em contrapartida, você estará trabalhando com algo que escolheu, planejou e que acredita. Terá a oportunidade de aprender muito sobre pessoas e sua interação com os negócios, descobrirá que é capaz de adquirir novas habilidades e estará contribuindo com o bem estar coletivo, influenciando positivamente no desenvolvimento da sua comunidade.