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O conceito de cocriação, no meio empresarial, está associado à inovação e caracteriza-se pela participação de pessoas que não são diretamente ligadas à direção da empresa, mas de formas diferentes, estão relacionados à cadeia produtiva, como fornecedores, clientes ou colaboradores. A ideia principal é criar um novo produto ou serviço com base em diferentes perspectivas.
Esta interação permite a troca de conhecimentos e vivências, contribuindo para o surgimento de soluções inovadoras, quem geram benefícios não só para a organização, mas também para a comunidade.
A prática começou a ser adotada mundialmente há alguns anos, com o lançamento do livro O futuro da Competição (Prahalad e Ramaswamy, 2004). No Brasil, várias empresas incentivam e promovem projetos que permitem romper antigos hábitos e descobrir novas formas de ação, sempre estimulando o senso de coletividade.
Um modelo similar é aplicado na empresa Mercur S/A, localizada em Santa Cruz do Sul. A partir de uma visita técnica organizada pela Apeme, neste mês de agosto, tivemos a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história, os produtos e principalmente, a forma como a empresa direciona sua estratégia na construção de produtos e serviços que tenham valor para as pessoas.
O principal exemplo é um laboratório de inovação social que oportuniza interações entre a empresa e a comunidade, servindo como espaço para criação de soluções através da contribuição de pessoas de diversas áreas, profissionais e usuários, que a partir da convivência e troca de ideias, conseguem criar produtos e serviços que impactam significativamente na vida das pessoas.
Mesmo apresentando ótimos resultados para as organizações, o processo de cocriação ainda está distante da realidade da maioria das empresas brasileiras. A visão do poder centralizador e até mesmo as barreiras culturais dificultam a compreensão e implantação deste modelo.
No entanto, grandes mudanças iniciam a partir de pequenos movimentos que incentivam a consciência coletiva, valorizam o ser humano e a geração de negócios sustentáveis, sem aproveitar-se das pessoas ou do meio ambiente, pelo contrário, empregando o melhor que cada um tem a oferecer.
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