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Um anseio comum no ambiente empresarial é o desejo de oferecer uma experiência de consumo capaz de surpreender seus usuários. O desafio é apresentar produtos e serviços que promovam o encantamento do consumidor, gerando maior valor para a marca. E não se trata de algo novo. A evolução do consumo transformou a percepção dos clientes, que estão cada vez mais exigentes e buscam diferenciais relevantes, seja nos produtos adquiridos ou na responsabilidade que a empresa assume perante a sociedade.
Com isso, o empreendedor precisa conhecer melhor o seu cliente, estudar seu comportamento e entender o que ele procura. Ao concentrar-se nas pessoas, mais do que nos processos, é possível identificar soluções mais eficientes para o sucesso da organização. E compreender as necessidades do consumidor é tarefa essencial para quem pretende criar produtos e serviços que agregam valor, tanto para a empresa, como para seus usuários.
Hoje, mais de 60% da economia mundial está relacionada ao setor de serviços, o que estimula o interesse das pessoas pelo assunto, dando enfoque às práticas relacionadas ao design de serviços, que considera a interação das pessoas, sejam usuários ou fornecedores, desenvolvendo soluções inovadoras e criando experiências de aprendizagem e fidelização. Estudar os serviços sob uma perspectiva estratégica permite criar novos modelos de negócio e identificar pontos a serem melhorados. Pode-se assim, entregar benefícios atrelados aos produtos ou serviços, tornando-os mais significativos para o consumidor.
Cada vez mais as empresas precisam desenvolver a habilidade de analisar e entender o perfil dos seus consumidores, para identificar suas necessidades e garantir que seus produtos ou serviços sejam competitivos para o mercado e tenham relevância para os usuários. Do contrário, serão facilmente substituídos por outra marca, mais eficiente na tarefa de oferecer uma boa experiência de consumo aos seus clientes.
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