(54) 3462 6033
Já faz anos que costumamos ver, especialmente em filmes de ficção científica, diversas novidades quanto a forma como vamos nos comunicar, através de vídeo-chamadas realizadas por comando de voz, como vamos nos locomover, sem precisar conduzir o veículo, ou chamar um “taxi” somente apertando um botão, nos alimentar, através de novas tecnologias menos agressivas ao meio ambiente, e de forma mais prática, dentre diversos outros pontos mais específicos.
A televisão está mudando, o rádio está mudando, o jornal está mudando. Hoje temos um meio de informação e comunicação que nos conecta com a vida: a internet. Seja para o seu trabalho, ou seja para ter contato com a família, a maioria das pessoas está conectada com a internet para fazer suas funções diárias.
Estamos na realidade digital, que ainda estamos aprendendo como lidar com tais facilidades da vida atual, apesar de que muitos já nascem sabendo lidar com isso. Tais facilidades nos deixam mais tranquilos e seguros quanto a utilização de serviços e aquisição de produtos, de qualquer lugar do mundo.
Existem tecnologias, como a blockchain, que buscam informações descentralizadas para validar transações e negociações entre os usuários, sem a necessidade de intermediadores. Os bancos estão se transformando em digitais; os serviços, inclusive os mais tradicionais, como de advocacia, estão cada vez mais digitais; o comércio (já há um bom tempo) é digital. Hoje, até as compras do supermercado podem ser feitas pela internet.
O que não se pode esquecer, é que, mesmo que se possa fazer todas essas coisas através de um smartphone, ou um computador (que quase já está ultrapassado, também, da maneira como conhecemos), as responsabilidades quanto aos atos praticados ainda são as mesmas. Não podemos confundir o mundo digital com ficção científica.
As obrigações assumidas, por exemplo, através de um contrato virtual, devem ser cumpridas; as declarações (áudios, fotos) feitas em redes sociais, ou aplicativos de mensagens, tem valor jurídico. Os crimes cibernéticos também são punidos. As obrigações civis e as responsabilidades criminais, estão presentes nessa realidade digital.
Portanto, importante lembrar que a inserção digital traz diversas facilidades e benefícios para a sociedade em geral (e devem ser utilizadas), e as obrigações e responsabilidades individuais e coletivas continuam presentes, de acordo com a nossa legislação.