CARREGANDO

Busca

Água, a nossa amiga

De formação simples e uma importância grandiosa, é o elemento mais abundante no organismo humano, na constituição das frutas, verduras, e de outros animais. Sua importância vai muito além de saciar a nossa sede. O assunto de hoje é água.
Quando ingerimos, a água começa a ser absorvida no estomago, mas é no intestino que ocorre de forma mais eficaz. Acontece através do mecanismo de diferença de pressão osmótica entre o plasma e o conteúdo intestinal. Na corrente sanguínea, a agua é transportada aos tecidos através do bombeamento cardíaco e novamente através de mecanismos de mudanças de pressão em diferentes etapas, ela entra nas células e retorna a corrente sanguínea.
A água atua dissolvendo os nutrientes para serem absorvidos, nas reações químicas transformando esses nutrientes em energia que usamos para nossas atividades, ou em materiais internos que necessitam de regeneração ou reconstrução, e por fim, na eliminação dos resíduos. Ela tem participação vital nos processos de regulação de temperatura corporal, funções respiratórias, digestivas, circulatórias e renais.
A necessidade de ingestão de água é controlada pelo hipotálamo, e essa informação vem através da sensação de sede. A diminuição de apenas 1% dos níveis de água no organismo já leva ao aparecimento de sintomas de desidratação, e a falta completa de reposição de água pode leva a morte em poucos dias. O acréscimo no organismo é feito em grande parte através da ingestão de líquidos. Deveria ser preferencialmente através de água pura. Soma-se a essa conta os líquidos presentes nos alimentos.
Alguns fatores potencializam a perda de líquido corporal havendo a necessidade de uma reposição mais constante. Nos fatores ambientais, os dias quentes ou a pratica de exercícios físicos faz com que perdemos líquido através do suor, nos dias frios é pelo aumento do metabolismo energético, pela diurese, e pela respiração (potencializado em altitudes maiores). Nos fatores dietéticos, um consumo maior de fibras ou metabolização de diferentes nutrientes requerem quantidades maiores ou menores de líquido. E nas patologias, a diabetes e fibrose cística requerem atenção nesse quesito.
Com esses dados apresentados, finalizo e pego carona na ação do jogador Cristiano Ronaldo, que em entrevista recente, retirou da mesa garrafas de refrigerante, e ressaltou a importância de beber água.

Jean Rasia

Últimas colunas