(54) 3462 6033
Um dos movimentos mais simples na vida das pessoas e que geralmente é feito de forma automática, sem a necessidade de grande planejamento é o ato de caminhar. Todavia para chegarmos nesse nível, superamos nossos limites muitas vezes, e infelizmente não lembramos praticamente de nada nessa etapa das nossas vidas.
Tudo começa quando somos bebês antes do primeiro ano de vida. Iniciamos o nosso desenvolvimento motor com atos simples. Com a ajuda dos nossos pais, tentamos manter o equilíbrio ficando sentados com algum tipo de apoio. Evoluímos para ficar em equilíbrio sem apoio, e aos poucos tentamos ficar em pé. Vamos engatinhando até chegarmos ao momento da “liberdade”, onde conseguimos ter um bom equilíbrio, e o ato de caminhar e correr torna-se algo normal.
Algo interessante a ser notado, é que a caminhada é justamente o ato de sair da zona de conforto (equilíbrio), gerando propositalmente um desiquilíbrio corporal.
Muitas pessoas utilizam a caminhada e a corrida como porta de entrada para a pratica de exercícios. São formas simples, baratas, que não necessitam de muitos itens, e que trazem muitos benefícios. Podemos considerar que elas melhoram a circulação sanguínea, diminuem os níveis de colesterol, emagrecem, aumentam a força nos membros inferiores, melhoram a capacidade cognitiva, elevam a disposição física, fortalecem o tecido ósseo, reduzem os sintoma de depressão e ansiedade, e potencializam o humor.
Geralmente quem começa a correr, aos poucos cria um certo vicio pela atividade, pois como qualquer atividade prazerosa, existe a liberação de hormônios que causam a sensação de bem estar. Dessa forma a tendência é aumentar o volume e a intensidade dos treinos o que pode acabar sendo um grande erro, principalmente se o indivíduo não tem o acompanhamento de um profissional que possa estar periodizando essa seção de treinos.
Essas atividades isoladas não fazem milagres, e devem estar associadas a um trabalho de força muscular, visto que tanto a corrida como a caminhada geram impacto e com o passar do tempo podem vir a causar algum desgaste nas articulações, principalmente de membros inferiores.
O importante, independente se correndo ou caminhando, é indispensável manter-nos em movimento. Isso é essencial para uma boa qualidade de vida e manutenção da saúde.