(54) 3462 6033
Todos já sabem que praticar exercícios é importante, que proporciona uma melhor qualidade de vida e que existe uma infinidade de revistas e sites que apresentam os efeitos benéficos na saúde da população.
Mas você já se perguntou qual o tempo ideal ou recomendado de exercícios para manter nossa saúde? Será que aquele futebolzinho uma vez por semana é suficiente ou preciso ir todos os dias para a academia? Uma corridinha de 10 minutos ajuda ou terei benefícios se praticar exercícios por uma hora?
Antes de continuar, temos que parametrizar alguns pontos para melhor entendimento. Tempo de prática de exercícios é uma coisa, e a intensidade do exercício nesse mesmo período é outra. Se duas pessoas correm na esteira por 10 minutos, uma delas na velocidade 7 e outra na velocidade 10, o tempo de atividade é igual, porém a intensidade será diferente.
Voltando ao tema principal, um artigo científico (Lima DF, Levy RB, Luiz OC. Recomendações para atividade física e saúde: consensos, controvérsias e ambiguidades. Rev Panam Salud Publica. 2014;36(3):164–70.) fez um estudo sobre o tema. Nele são comparados cinco diretrizes internacionais, e há uma grande variedade de recomendações. Para citar 2 delas, a União Europeia afirma que 30 minutos de atividade física moderada todos os dias da semana são suficientes. Já a Organização Mundial da Saúde (OMS) cita que são necessários 150 minutos por semana de atividade física moderada ou 75 minutos por semana de atividade física vigorosa, em sessões de pelo menos 10 minutos de duração independentemente da distribuição ao longo da semana. O Brasil utiliza o índice da OMS.
A elaboração de uma recomendação única como efeito benéfico simultâneo para todos é ainda um desafio para a ciência, e principalmente para a formulação de políticas públicas e no trabalho dos profissionais da saúde, que se baseiam nessas diretrizes para atuar com seus alunos e pacientes na prescrição e periodização dos programas de treinamento. Dependendo da diretriz utilizada e sem saber para qual objetivo ela foi parametrizada, podemos estar mantendo uma quantidade insuficiente de atividade física, ou estar muito acima do recomendado. Ambos são prejudiciais.
Aí está a importância e o valor de um acompanhamento profissional e não seguir cegamente o youtuber da moda ou a blogueira fitness.