CARREGANDO

Busca

Funcionamento do sistema respiratório

O assunto mais comentado nas últimas semanas sem dúvida alguma, é a pandemia do Coronavírus .Muitos relatos apareceram sobre a forma de ação do vírus, e o que se sabe, é que o sistema respiratório é o mais atingido. Os principais sintomas são tosse, febre, coriza, dor de garganta e dificuldade para respirar.
E como funciona o sistema respiratório?
O sistema respiratório humano é uma rede complexa e completa, que pode ser dividida em duas partes. A respiração pulmonar – que tem o objetivo de transportar o oxigênio para as células realizarem a respiração celular e retirar o gás carbônico resultante do processo - e a respiração celular – que ocorre no interior das células e é responsável pela obtenção de energia.
Na respiração pulmonar, o ar entra pelas fossas nasais onde possui um sistema de limpeza e umidificação, passa pela faringe (que também é utilizada pelo sistema digestivo), e entra na laringe. No próximo estágio se encontra a traquéia, que se bifurca em dois brônquios que penetram nos pulmões. Os brônquios se ramificam até formar os bronquíolos. Na extremidade dos bronquíolos se encontram os alvéolos que de forma simples são minúsculos sacos bem próximo aos capilares e que permite a realização da troca gasosa. No interior dos capilares o oxigênio liga-se com a hemoglobina que é transportado para todas as células do corpo através do sistema circulatório. O gás carbônico presente no sangue, faz todo o sentido contrário até ser eliminado pelas fossas nasais.
Esse processo é feito por dois movimentos respiratórios: a inspiração – entrada do ar - e expiração – saída do ar. Na inspiração o músculo do diafragma desce e os músculos intercostais contraem-se, ocasionando um aumento da caixa torácica e diminuição da pressão em seu interior, permitindo a entrada de ar. Já na expiração, o diafragma sobe, os músculos intercostais relaxam, a caixa torácica diminui e a pressão no interior aumenta, forçando a saída do ar. Resumindo o pulmão não tem movimento próprio e não é responsável pela respiração. Ele age somente como o meio de armazenamento. A respiração é feita pelos músculos diafragma e intercostais.
De qualquer forma, o sistema respiratório é vital para nossa sobrevivência. Sendo assim, mantenham todos os cuidados possíveis para evitar contrair qualquer problema respiratório.

Jean Rasia

Últimas colunas