CARREGANDO

Busca

“Novas” restrições!

Caros amigos, os números atrelados a Covid-19 voltaram e subir na região da Serra, sendo que a região já recebeu, a luz do disposto no “sistema3As” recentemente instituído, aviso e alerta por parte do Governo do Estado. No momento em que escrevia essa coluna, dos 378 leitos de UTI disponíveis na região, a taxa de ocupação estava em 92,5% (leitos SUS) e 111,3% (leitos Privados). Salvo melhor juízo, a situação merece atenção sob todas as óticas.
Pois bem, para tentar conter/reduzir a proliferação do vírus, o Município de Garibaldi publicou o decreto 4.547/21, o qual recepciona o Plano de Ação Regional da Amesne e estabelece novas medidas restritivas que, em um primeiro momento, estarão em vigor até 30/06. Cito: I - áreas públicas de lazer, sem controle de acesso, (praças, parques, brinquedos e similares), permitida apenas a circulação ou prática de exercícios físicos individuais (corrida, caminhada, etc).; II – em restaurantes, lancherias e similares, vedada a entrada de clientes após às 22 horas, sendo permitida a respectiva permanência e atendimento até as 23h59minutos; III – proibido o funcionamento de qualquer estabelecimento com música ao vivo, seja em ambiente aberto ou fechado; IV – proibida a realização de eventos sem expressa autorização do Comitê Técnico Regional da Região Covid-19 de Caxias do Sul, exceto corporativos com participação de até 100 (cem) pessoas e sem prejuízo da observância dos protocolos e das regras sanitárias incidentes.
Se as medidas acima transcritas serão suficientes para “frear” a proliferação do vírus aqui na região só o tempo dirá (embora eu já tenha uma opinião formada), mas o certo é que, mais uma vez, estamos presenciando o aumento de casos e a estrangulamento do nosso sistema hospitalar, cuja motivos certamente não precisam ser aqui ressaltados.

César Ongaratto

Últimas colunas