CARREGANDO

Busca

As “novas” restrições!

Caros amigos, no momento em que escrevia essa coluna o Brasil registrava 6.127.819 casos confirmados e 170.199 óbitos decorrentes da COVID-19. Os referidos números colocam o Brasil na 03º posição em número absolutos de casos confirmados e na 02º posição em números absolutos de óbitos no mundo. No Rio Grande do Sul o número de casos confirmados é de 301.766 e 6.573 óbitos por COVID-19. Em Garibaldi, os números de confirmados é de 1.483 casos e 13 óbitos.
Pelo que foi divulgado até o presente momento, e analisando os gráficos disponíveis, é possível concluirmos, sem medo de errar, que os números voltaram a subir de forma alarmante, em especial na nossa região. Tal situação evidencia que o vírus ainda circula de forma bastante intensa em nosso meio e que, pelos motivos mais variados, estamos facilitando o contágio.
As consequências danosas dessa súbita elevação dos números todos nós conhecemos, pois elas vão desde UTI’s lotadas a restrições de parte das atividades econômicas, as quais devem ser novamente anunciadas com o retorno da famosa bandeira vermelha, que a duas semanas já anda flertando apaixonadamente com a região da Serra Gaúcha.
Aliás, e na minha singela ótica, o possível retorno da bandeira vermelha não parece ser um problema para parte de nossos agentes políticos nem por parte dos demais atores e entidades ligadas ao setor econômico, pois o que estamos presenciado é, salvo melhor juízo, um silencio ensurdecedor daqueles que deveria estar cobrando medidas enérgicas e imediatas para, em um futuro não muito distante, não termos que conviver com empreendimentos fechados e prejuízos imensuráveis.
Como dizem pelas esquinas da vida: “o que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons”.
Concordam?

César Ongaratto

Últimas colunas