CARREGANDO

Busca

Coronavírus

Caros amigos, embora pouco se fale deste assunto aqui no Brasil, que já possui casos suspeitos pendentes de confirmação, é muito preocupante, pelo menos ao meu sentir, o surto que vem se espalhando pelo mundo no tocante ao chamado coronavírus, uma espécie de “nova” gripe ainda sem vacina.
Segundo dados divulgados, os primeiros registros do coronavírus se deram na cidade de Wuhan (metrópole chinesa com 11 milhões de habitantes) sendo que o mesmo já infectou quase 6.000 indivíduos e levou a óbito 132 pessoas, já se espalhando por diversos Países.
Levando em consideração o números de pessoas infectados, já é possível afirmarmos que o número de infecções causados pelo coronavírus supera as infecções causadas pela epidemia de SARS (síndrome respiratória aguda grave) em 2002. Nunca é demais lembrar que a população da China já superou a casa dos 1,3 bilhões de pessoas. Para termos uma ideia dessa dimensão, a população do Brasil possui pouco mais de 210 milhões de habitantes.
A falta de informações precisas no tocante a origem e a forma com que o “novo” coronavírus é transmitido, tem gerado grande preocupação por parte das autoridades mundiais, em especial para que sejam adotadas medidas eficazes para conter a proliferação do “novo” vírus. A organização Mundial da Saúde já classificou o status para elevado o risco internacional de contaminação.
Assim, e diante deste cenário nada agradável, vamos ficar acompanhado as próximas informações e torcer para que essa “nova” epidemia seja controlada o mais rápido possível, evitando assim consequências ainda não mensuradas.

César Ongaratto

Últimas colunas