(54) 3462 6033
Há um conceito que está se fortalecendo em relação ao comportamento das pessoas, assim que essa pandemia provocada pelo coronavírus passar. Já se fala em consumo moderado, viagens curtas, uma globalização que tende a diminuir, ou seja, estamos nos voltando para as nossas origens.
Ao menos, são apostas pós pandemia, feitas por especialistas. É o que se vê por aqui, na região, também. No turismo, por exemplo, o foco será local. Aliás, o setor é um dos mais afetados pela pandemia, não apenas aqui, no município, ou na região, mas no mundo todo.
Turismo pressupõe mobilidade e encontro de pessoas e é o que mais a pandemia restringiu, com o cancelamento de boa parte de viagens aéreas e também restrição a viagens coletivas, explica a consultora e nossa ex-secretária municipal de Turismo e Cultura, Ivane Fávero.
É claro que a tarefa de atrair o visitante para cá ainda é um passo desafiador, mesmo que seja de forma branda e controlada. Mas em algum momento a iniciativa deve existir.
Em relação à economia quase tudo ainda é especulação. O que estão falando é ‘chute’. A saúde econômica do país passa pela capacidade de gerar empregos ou, no caso atual, da manutenção dos empregos.
Muitos governos já perceberam que a paralisação das atividades econômicas gerou resultados desastrosos, mesmo que o intuito tenha sido o de salvar vidas.
De certo mesmo é que, com a pandemia, todos nós perderemos. Para quem entender isso o quanto antes, os efeitos serão menos dolorosos, pois, em consequência, se adaptará antes. Não entrar em pânico e muita serenidade neste momento também ajudam.
Estamos dando os primeiros passos para uma futura normalidade pós pandemia, sem esquecer de que a vida permanece sendo a prioridade.
É preciso tentar, pois a vida continua!
Bom final
de semana!