(54) 3462 6033
Em apenas um ano e meio, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, não só não cumpriu a principal promessa de campanha que fez, de colocar em dia os salários dos servidores, restabelecendo, hipoteticamente, as finanças do Estado, como já despertou na maior parte da população gaúcha um sentimento de arrependimento. Ao mandar fechar novamente o comércio, por aqui, na região serrana, Leite mostra o lado irresponsável de um discurso cada vez mais evasivo, escorregadio e mimado, que pune comunidades inteiras sem medir as reais consequências da decisão. A justificativa? claro, tudo em nome da saúde.
Empresas, profissionais liberais, microempreendedores individuais, trabalhadores em geral são diretamente afetados pelas restrições impostas pelo governo estadual sob a régia de um estudo científico. O que o Estado fez desde que a pandemia causada pelo coronavírus teve início? Absolutamente nada, a não ser se amparar por um estudo para tomar decisões como a deste sábado. Leite sequer teve a grandeza para tomar decisões próprias como, por exemplo, adiar prazos para a quitação de alguns impostos. Trancou-se em seu gabinete e governa via lives, pela internet.
A situação do Estado em meio à pandemia causada pelo coronavírus só não é pior pela atuação dos prefeitos e de suas comunidades que, em tese, atenderam às recomendações e cuidados em relação ao vírus. Foram os hospitais e os municípios também que se mobilizaram, junto ao governo federal, para conseguir as Unidades de Tratamento Intensivo e assim dispor de leitos aos contaminados. Tudo com a aquiescência do governo estadual, é claro, mas sem sua participação efetiva.
Porque o Rio Grande do Sul não criou um chamado hospital de campanha para receber esses adoecidos pelo vírus? Porque é mais fácil ficar atrás de um computador.
A pandemia está mostrando o lado inexperiente de Eduardo Leite. Seu belo discurso já não empolga tanto como um ano e meio atrás, ele não salvará o Estado como prometeu, nem colocará em dia os salários dos servidores como disse na campanha.
Bom final
de semana!