CARREGANDO

Busca

Papos de redação - 1220 ed

Fachadas, desta vez, deve valer - De volta à pauta, o projeto de Lei n° 23, de 2018, retomou o debate sobre a publicidade e propaganda no Centro Histórico do município. A matéria, que está sob análise das Comissões e sem data ainda para votação, voltou a ser apresentada neste ano, pelo Executivo, já que em 2017 acabou sendo retirada da pauta por discordância no texto que previa, em alguns casos, a criação de taxa aos lojistas. O entendimento de uma maneira geral é pela adequação da publicidade nas fachadas dos estabelecimentos, isso não há dúvidas. O que o Executivo (leia-se Secretaria Municipal de Turismo e Cultura) quer, na verdade, é priorizar a criação dessa legislação e o quanto antes colocá-la em vigor. Na proposta em 2017, a legislação valeria de forma geral, tanto para o centro, como nos bairros. O novo projeto tem por objetivo principal o cuidado com o Centro Histórico, de sua característica peculiar.

Visual que agrada cada vez menos - O projeto de Lei n° 23, sobre a publicidade e propaganda no Centro Histórico do município, tem o propósito de disciplinar tamanho, forma e aplicação de placas ou paneis em estabelecimentos comerciais, principalmente, no trecho histórico da Buarque de Macedo, no centro da cidade. O objetivo é a despoluição visual e a regulamentação de um setor, até então, convenhamos, sem nenhuma ordenação e comprometimento com a estética. O investimento feito na Buarque, com a revitalização, merece essa consideração. A poluição visual é um dos grandes problemas, seja nas metrópoles, seja nas pequenas cidades, como a nossa.

Provas artísticas em Garibaldi - A patronagem do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Sentinela da Serra esteve, recentemente, no gabinete do prefeito Antonio Cettolin e apresentou algumas demandas, como melhorias na sede da entidade, no Parque da Fenachamp. O grupo também divulgou a fase Regional da 49ª Ciranda Cultural de Prendas e 31º Entrevero Cultural de Peões, que ocorrem em Garibaldi, nos dias 23, 24 e 30 do mês de junho.

Enfim, quadra com telhado - Com um objetivo traçado ainda em 2000, a Escola Estadual de Ensino Médio Dante Grossi inaugurou nesta semana a sua quadra poliesportiva coberta. O novo espaço atenderá crianças e jovens, de seis a 17 anos. Com o nosso clima, quadras cobertas em escolas gaúchas deveriam ser obrigatórias. Mas certamente, e com a soma dos esforços de muitas pessoas, a conquista, enfim, tornou-se uma realidade. Entre os apoiadores dessa façanha, o deputado federal Márcio Biolchi, até então Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul, que garantiu o andamento do projeto junto aos setores responsáveis.

Bom final de semana

.

Julmei Carminatti

Últimas colunas