CARREGANDO

Busca

Papos de redação - 1203 ed

Moscatel em  Farroupilha - Farroupilha quer reivindicar o título de ‘cidade do moscatel’ no Brasil o que, de certa forma, nos incomoda, pois somos a capital do espumante brasileiro. O moscatel não deixa de ser um espumante, embora seja doce. Mas o fato é que a cidade vizinha já realiza o seu Festival do Moscatel (em 2017, ocorreu há pouco, foi em setembro). Esse evento, na verdade, abriu o precedente para a solicitação de tal título. Aliás, o Festival farroupilhense é quase uma cópia da Fenachamp, pois alia a bebida, no caso, o moscatel, com gastronomia e shows.

Setor e consumidor são quem ganham - Não se trata de algo ilegal (talvez, imoral, se considerarmos a prática da boa vizinhança entre as cidades) o fato de Farroupilha reivindicar o título de capital nacional do moscatel. A cidade já detém o posto de maior produtor brasileiro de uvas da variedade moscato, utilizadas na elaboração de vinhos finos e espumantes, principalmente, o moscatel. Farroupilha diz possuir também a Indicação Geográfica, pela procedência na produção da uva, conquistada ainda em 2015. Reivindicar o título de capital nacional, então, é apenas mais um passo. O importante também nesse episódio é o setor, que amadurece, assim como amadurece o gosto do consumidor por espumantes. O moscatel, dizem os especialistas, é considerado a porta de entrada para se aprender a apreciar espumantes mais sofisticados.

Por uma Buarque padronizada - O projeto que disciplina tamanho, forma e aplicação de placas em estabelecimentos comerciais, principalmente, no trecho histórico da Buarque de Macedo, no centro da cidade, só aguarda pela votação na Câmara. O conteúdo do documento foi debatido pelo Executivo, auxiliado por um grupo de pessoas, muitas delas técnicas, representantes de entidades e membros do Conselho de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural. A poluição visual é um dos grandes problemas, seja nas metrópoles, seja em cidades pequenas. A característica típica vintage da Buarque de Macedo, o investimento feito nela, com a revitalização, merecem essa consideração da Câmara. O Poder Público está fazendo a sua parte, conscientizando lojistas, e a própria população, de que a manutenção do trecho histórico também passa por essa readequação das fachadas.

Bom final de semana

.

Julmei Carminatti

Últimas colunas