CARREGANDO

Busca

Da redação - 1432ed

Sem o celular
na urna
Eleitores de todo o país devem deixar o celular com os mesários antes de votar no pleito do dia 2 de outubro. A decisão é do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), após analisar uma consulta formulada pelo partido União Brasil (União). Não se trata de uma proibição nova, isso porque a determinação já consta na Lei das Eleições (o número dessa lei é 9.504, ainda de 1997). São essas interpelações feitas pelos partidos que acabam mais por confundir do que esclarecer o eleitor. O fato é que esse partido, o União Brasil, questionou ao TSE “se a mesa receptora de votos na seção eleitoral ainda pode reter os aparelhos de telefonia celular e afins?” e outros pontos em relação aos locais de votação. Sempre tem o ‘engraçadinho’ que pega esse tipo de informação, deturba e cria um clima de aflição. Fique atendo. R

Risco de surto de
pólio preocupa
O caso de poliomielite identificado nos Estados Unidos e a queda na taxa de vacinação no Brasil reacenderam uma preocupação que havia sido sanada no início dos anos 1990, quando a doença foi considerada oficialmente eliminada no país. A meta anual de imunização deve contemplar 95% das crianças brasileiras, porém, essa porcentagem ficou em 76,05% em 2020 e pior, 67,71% em 2021, segundo o DataSUS. A tendência é que continue havendo diminuição nesse índice. Portanto, faça sua parte, vacine seu filho!
Te aprochega
vivente!
Estamos vivendo a Semana Farroupilha e muitos tradicionalistas se mudam de mala e cuia para o galpão montado ao lado da Praça Martini & Rossi. Para quem não é do meio, vá até o acampamento, comandado pelo CTG Sentinela da Serra, e vivencie uma nova experiência. Terá música, boa comida, chimarrão e atrações culturais em um ambiente bem familiar, em que impera o respeito. Será sempre bem recebido e poderá ver a paixão pelo tradicionalismo em crianças de colo. E está de parabéns a administração pela obra realizada no galpão, muito maior do que no ano passado e com uma estrutura impecável.

Força da
tradição
O maior acampamento do RS é o Acampamento Farroupilha, em Porto Alegre. Do dia 1º até o domingo, 11, cerca de 600 mil pessoas já passaram pelo Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia), segundo o balanço da concessionária que administra o parque. A expectativa é que até o dia 20, cerca de 1,2 milhão de pessoas visitem o local. Mas a capital gaúcha tem muitos CTGs que realizam suas atividades e que recebem atenção de entidades e músicos. E não é apenas no RS que as prendas e os peões mantêm suas tradições. Cerca de 3 mil CTGs estão espalhados pelo Brasil e outros países, como Estados Unidos, Japão e Polônia.

Julmei Carminatti

Últimas colunas