CARREGANDO

Busca

Agora Taiwan?

Caros amigos, embora esse não seja o único conflito armando em andamento no mundo, nos últimos tempos a guerra travada pela Rússia contra a Ucrânia tem gerado preocupações de toda ordem, quer pelas consequências advindas do conflito armado em si (sofrimento humano e fluxo migratório), quer pelos impactos econômicos que a batalha tem gerado na economia mundial, em especial diante do aumento no preço dos alimentos, petróleo e gás natural.
Pois bem, já não bastasse, essa semana um novo episódio gerou enorme tensão na geopolítica mundial, que foi a visita de Nancy Pelosi, então presidente da Câmara dos Representes dos Estados Unidos, a Taiwan. A tensão reside na posição firme da China em considerar a referida visita uma afronta a sua soberania, tornando ainda mais frágil a relação já conturbada entre EUA e China. Em razão da referida visita, a China tem apontado que irá impor severas retaliações/sanções, podendo inclusive fazer uso de força militar.
Vale lembrar, de forma bastante resumida, que Taiwan é uma ilha localizada a cerca de 160 quilômetros da costa sudeste da China e que a mais de décadas (a partir de 1949) mantem uma relação bastante conturbada com a China Continental, que a considera uma província rebelde. Por sua vez, e também devido a aproximação com os EUA, Taiwan tem governo próprio, instituições independentes, moeda própria, forças armadas e participa ativamente do mercado internacional, agindo na prática como um Estado Soberano, embora não seja assim reconhecida pelas principais organizações internacionais.
Assim sendo, e diante deste cenário geopolítico bastante conturbado, é preciso ficarmos atentos aos próximos passos dessa confusão, pois um combate armado em Taiwan certamente provocará, entre tantas outras consequências, enormes impactos para a já combalida economia mundial.

César Ongaratto

Últimas colunas