(54) 3462 6033
Caros amigos, essa semana o Estado do Rio Grande do Sul passou dos 100.000 casos de contaminados por COVID-19. O Município de Garibaldi vai se aproximando da casa dos 1.000 casos. Analisando a curva de contágio no RS temos uma possível estabilização com tendência de queda, contudo ainda não temos segurança para afirmar que o pior já passou.
Neste cenário ainda incerto, o Governo do Estado propôs o retorno gradual das atividades escolares (público e privado) de forma presencial, cujo início proposto será no dia 31/08 com o retorno da Educação Infantil e final no dia 08/10 com o Ensino Fundamental (anos iniciais).
A toda evidência a proposta apresentada pelo Governo do Estado tem gerado manifestação e opiniões de todas as ordens. Exemplificando, podemos destacar que existem aqueles que defendem o início do retorno no dia 31/08 para evitar maiores prejuízos aos alunos. Existem aqueles que defendem a volta das atividades escolares pela necessidade provocada pelo retorno dos Pais ao mercado de trabalho e também existem aqueles (acredito que a grande maioria) que afirmam que não é hora de voltar diante da insegurança causada pelo vírus.
Sem dúvida alguma a análise da situação é bastante complexa e precisa passar, indubitavelmente, pelo viés técnico/científico, pois, salvo melhor juízo, enquanto não tivermos uma vacina (ainda sem data para acontecer), o vírus continuará circulando entre todos nós, inclusive entre os alunos que, em tese, irão retornar aos bancos escolares a partir do dia 31/08.
Assim, e diante da evidente incerteza que a proposta pelo Governo do Estado gera, nada mais justo nos perguntarmos: É hora de voltar?