(54) 3462 6033
Caros amigos, segundo prometido, este ano o Brasil irá retomar o caminho do crescimento econômico. Embora o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) nos últimos dois anos (2018 / 1,1% e 2017 / 1,0%) já seja um bom indicativo, ainda precisamos recuperar as vultuosas perdas dos anos de 2015 (-3,8%) e 2016 (-3,6%).
Sem medo de errar, posso afirmar que o recuo da economia, nos anos de 2015 e 2016, provocou uma série de impactos negativos na região, cujos efeitos, apesar do lapso de tempo, ainda podem ser sentidos, em especial no setor industrial, que ainda não recuperou totalmente as perdas acumuladas no referido período.
Sem menos importância, vale salientar que os recuos econômicos de 2015 e 2016 também provocaram enormes impactos no comércio e no setor de prestação de serviços. Se alguém quiser tirar a “prova dos nove”, sugiro uma simples conversa com os comerciantes do nosso Município e da região, os quais, em sua grande maioria, ainda sentem as pesadas consequências da uma econômica ainda convalescida.
Embora tenhamos sinais tímidos de que a economia Brasileira esteja em recuperação, ainda é cedo para comemorarmos, pois o Brasil ainda precisa vencer, entre tantos outros gargalos do desenvolvimento, a guerra travada contra a corrupção endêmica por aqui instala, que tem desviado bilhões de reais dos cofres públicos para atender o desejo de alguns.
Neste momento, e como não podia ser diferente, a expectativa gira em torno das medidas que estão sendo sugeridas pela equipe econômica liderada pelo Ministro Paulo Guedes, cujos impactos, se forem no sentido do anunciado, trará bons resultados para todos nós Brasileiros. Estamos na torcida!