(54) 3462 6033
Caros amigos, os números do Coronavírus não param de crescer a cada dia que passa. Até o momento em que escrevia essa coluna, no mundo eram 10.690.566 casos confirmado com 516.393 mortes. No Brasil o número era de 1.426.913 casos confirmados com 60.194 mortes. No Rio Grande do Sul, 26.941 casos confirmados e 614 mortes. Por aqui, em Garibaldi/RS, o número é de 565 confirmados sem 05 óbito até o momento.
Depois de muito debate (sei que o tema ainda gera polêmica) a grande maioria da sociedade já entendeu que precisamos observar/cuidar da saúde e da economia com a mesma intensidade e ao mesmo tempo, pois eventual colapso econômico também trará consequências extremamente danosas para toda sociedade.
Contudo, a retomada gradual da economia com a flexibilização de algumas regras de isolamento social não representam o retorno normal e indiscriminado das atividades do cotidiano como visivelmente pensam e/ou desejam “alguns”. Especialmente aqui no Brasil, ainda estamos no meio de uma pandemia de proporções ainda desconhecidas, pois ainda não sabemos onde os números irão “parar”. Salvo melhor juízo, até que tenhamos uma vacina, teremos que nos adaptar ao esse novo tempo, onde é necessário observamos as regras impostas pelo Estado (no sentido amplo) que visam, em síntese, proteger vidas e manter a economia funcionando.
Diante deste cenário nada confortável (admito), o que todos nós precisamos neste momento é de um pensamento coletivo onde a segurança e bem estar da coletividade deva se sobrepor ao interesse individual de cada um. É difícil entender e muito mais difícil ainda colocar em prática, mas neste momento, a irresponsabilidade de uma meia dúzia pode comprometer a saúde e a economia de uma cidade inteira. Concordam?