(54) 3462 6033
Caros amigos, apesar de ainda termos “novas” variantes do Coronavírus circulando por aí, a exemplo da variante Delta (de origem Indiana) recentemente localizada em uma cidade da serra Gaúcha, já é possível percebermos uma espécie de controle da pandemia. Em que pese o assunto exija um debate mais aprofundado, ao meu juízo a vacinação da nossa população, em especial os “números” praticados aqui no Município de Garibaldi, é uma das grandes responsáveis por este “controle”.
Nunca é demais lembrar que aqui no Município de Garibaldi, segundo dados do Boletim Epidemiológico do dia 20/07/21, temos 17.777 morados vacinados com a primeira dose e 6.460 moradores com a segunda dose. Se consideramos que Garibaldi possui algo em torno de 35.000 habitantes, podemos afirmar que mais de 50% da população já recebeu a primeira dose. Sem qualquer dúvida, é um bom percentual.
Além do percentual da vacinação, podemos perceber uma redução na taxa de ocupação do nosso sistema hospitalar. No momento em que escrevia essa coluna, a taxa de ocupação dos leitos de UTI, na região Covid-Caxias do Sul, era de 76,1% dos Leitos SUS e 67% dos Leitos Privados, números muito mais tranquilos do que aquele vivenciados nos picos de março e junho deste ano.
Assim, embora a situação ainda cuidados extremos, em especial no tocante as regras básicas como o uso de álcool gel, máscara e distanciamento, já é possível percebemos um pouco de controle desta pandemia que já se arrasta por mais de 01 ano e cujos reflexos ainda são sentidos nos mais diversos setores de nossa sociedade, a exemplo da saúde, educação e economia.
Vamos acompanhando os próximos capítulos, mas a realidade já é bem mais acalentadora.