CARREGANDO

Busca

Vermelha novamente!

Caros amigos, como todos sabem, o controle da pandemia aqui no Estado do Rio Grande do Sul passa pelas regras/protocolos do “Programa de Distanciamento Controlado”. O programa divide o Estado em 20 regiões, sendo que Garibaldi está localizada na região da Serra Gaúcha (Caxias do Sul), a qual contempla 49 Municípios, 1.186.443 habitantes e 28 hospitais, sendo que apenas 06 deles possuem leitos de UTI (257 leitos no total).
Para a definição semanal da Bandeira, o programa avalia 11 critérios objetivos e ligados a COVID-19. Cada um dos itens recebe, semanalmente, um nota/bandeira, cuja média ponderada desses 11 critérios é que define a bandeira final (amarela, laranja, vermelha ou preta). Vale ressaltar que o resultado final (média ponderada) leva em consideração os números da região como um todo, no caso, a realidade desses 49 municípios.
Em razão desta sistemática e considerando a piora nos números (essa semana a média ponderada foi de 2.00 contra 1,76 e 1,55 nas semanas anteriores) a região da Serra Gaúcha retornou para a bandeira vermelha, cuja principal consequência é a implementação de protocolos mais rigorosos, limitando consideravelmente o funcionamento de inúmeras atividades empresarias, em especial o comércio, restaurantes e o turismo.
Não se ignora, de forma alguma, a necessidade de preservação da vida (esse o maior bem de qualquer pessoa), contudo é incrível como são sempre os mesmos que acabam “pagando a conta”, no caso em tela, os empreendedores. É evidente que ninguém esperava uma pandemia de proporções globais, mas também é evidente que se tivéssemos um sistema de saúde (no sentido amplo) mais equipado e/ou preparado (o que seria a lógica), não existiria esse temor todo de colapso do sistema, o que, ao fim ao cabo, acaba impactando no resultado que limita, de forma dramática, nossas atividades. Concordam?

César Ongaratto

Últimas colunas