(54) 3462 6033
Caros amigos, acho que um das grandes perguntas da atualidade é saber até quando vai durar essa pandemia, a qual, até o momento em que escrevia essa coluna, já havia provocado o contágio de 9.438.333 pessoas e levado 482.021 a óbito no mundo todo. Pois bem, a resposta à indagação acima feita é um dos grandes dilemas mundiais da atualidade, pois ele vem acompanhado de uma série de outros questionamentos, os quais tentarei, de forma exemplificativa, dividir com vocês.
Cito: a) quanto tempo levará para uma vacina ser descoberta, testada e aprovada? b) depois de aprovada, quando tempo levará para ser produzida em escala global e distribuída para os 04 cantos do mundo? c) considerando que o vírus pode sofrer mutações, é possível afirmar que uma vacina descoberta, testada e aprovada, exemplificadamente na Europa, terá a mesma eficácia para a população do Brasil? d) se não encontrarmos uma vacina eficaz (o que é pouco provável mas possível), em quanto tempo alcançaremos a famosa imunidade de rebanho (quando 60 ou 70% da população já tiver desenvolvido anticorpos)? e) podemos afirmar que uma vez contaminado e curado, o ser humano está totalmente imune de novas contaminações? Ou seja, pode haver reinfecção?
Na linha dos questionamentos acima, e salvo melhor juízo, fazer uma estimativa de quanto tempo irá durar essa pandemia é algo bastante complexo e que, inevitavelmente, depende de uma séria de outras respostas como acima tentei demonstrar.
Portanto, enquanto a ciência trabalha na busca de soluções (aqui fica a torcida para que a política não cause maiores embaraços), precisamos empreender todos os nossos esforços para evitar a proliferação descontrolada do vírus, cuja consequências podem ser extremamente danosas, não só para a saúde de toda a sociedade, mas para todo o nosso sistema econômico. Alguém discorda?