(54) 3462 6033
Caros amigos, mais cedo ou mais tarde iremos nos deparar com uma nova realidade no mercado, as chamadas “moedas virtuais” ou “criptomoedas” como queiram. Segundo algumas definições “uma criptomoeda é uma moeda virtual, que usa a criptografia e a tecnologia chamada de blockchain para garantir o funcionamento descentralizado de negociações pela internet”.
Em outras palavras, criptomoeda é uma espécie de moeda/dinheiro que só existe na internet e sem controle de um órgão oficial (não é emitida por um banco central de um país nem está atrelada à política econômica de um governo), sendo que atualmente já é possível realizar compras de alguns produtos com o uso das moedas virtuais.
Hoje, a moeda virtual mais conhecida é o Bitcoin que foi criada nos idos de 2009 e que chega a movimentar bilhões de dólares em um único dia. No entanto, estima-se que existam mais de 2000 moedas virtuais em circulação. Cito alguns exemplos: Bitcoin, Ethereum, Ripple, EOS, Litecoin, Stellar e por ai se vai.
Embora existam reações distintas das autoridades monetárias mundo a fora, visto que alguns Países se tornaram defensores globais da moeda virtual e outros já chegaram ao ponto de proibi-las, ao meu juízo a tendência é de aceitação, ou seja, as criptomoedas serão uma realidade Global em um pouco espaço de tempo.
Diante deste cenário, a entrada das chamadas moedas virtuais no mercado parece ser um caminho sem volta. Nos cabe entender essa nova realidade e nos preparamos para a mesma ou resistir a ela sem muita chance de êxito. Alguém discorda?