(54) 3462 6033
Caros amigos, segundo esperado, este ano o Brasil irá retomar o caminho do crescimento econômico, o qual é medido pelo PIB (Produto Interno Bruto). Embora o PIB tenha crescido nos últimos 02 anos (2018 / 1,1% e 2017 / 1,0%) ainda precisamos recuperar as vultuosas perdas concretizadas nos anos de 2015 (-3,8%) e 2016 (-3,6%).
Contudo, nesta semana foi divulgada uma prévia do PIB no tocante ao primeiro trimestre de 2019, o qual não foi nada otimista, pois a economia, neste primeiro trimestre, cresceu menos que o esperado, registrando uma retração de 0,68% em comparação com o quarto trimestre de 2018.
Segundo afirmam os especialistas, o crescimento da economia Brasileira está, entre tantos outros fatores, atrelado a necessidade de aprovação das reformas anunciadas pelo Governo, em especial a esperada e sempre polêmica reforma da previdência, a qual vem gerado opiniões para todos os gostos e sabores.
Sem prejuízo do acima exposto, necessário destacar que o Brasil também precisa vencer a guerra travada contra a corrupção endêmica por aqui instala, a qual tem desviado bilhões de reais dos cofres públicos para atender o desejo de alguns, e cuja consequência nefasta também irradia efeitos na nossa economia.
Neste momento, e como não podia ser diferente, ficaremos na torcida para que o governo encontre alternativas para que o Brasil reencontre o rumo do crescimento econômico, cujas consequências positivas certamente não precisam ser aqui descritas.
Estamos de olho!