(54) 3462 6033
Caros amigos, com o passar dos dias vai ficando evidente que o resultado das eleições, para o cargo de Presidente da República, ainda é um cenário incerto. Como sabido, Lula fez 48,4% dos votos válidos no primeiro turno contra 43,2% de Bolsonaro, sendo que a diferença de votos entre eles foi de pouco mais de 6 milhões de votos.
Como dizem por aí, o segundo turno é uma nova eleição, contudo ao meu juízo a decisão das eleições para o cargo de Presidente da República passará pela possível migração daqueles votos que, no primeiro turno, foram destinados aos outros candidatos, como Simone Tebet (4,2%), Ciro Gomes (3%), Soraia Thronicke (0,5%) e Luiz Felipe D´ávila (0,5). Também poderá ser fator decisivo a redução do número de abstenções, ou seja, se o número de eleitores que comparecerem as urnas for maior que aquele concretizado no primeiro turno.
Embora tudo possa acontecer nos próximos dias, a grande verdade é que, independentemente de quem vencer o pleito eleitoral no próximo dia 30, o resultado deverá ser bem apertado, ou seja, a diferença de votos entre os candidatos deverá ser bem pequena, o que evidencia que essa é uma das eleições mais polarizadas das últimas décadas, pois ambos os candidatos tem visões e propostas bem diferentes sobre os rumos do País para os próximos quatro anos.
Ao eleitor cabe avaliar o “cenário” é fazer a melhor escolha, ou seja, escolher quem dos 02 candidatos detêm melhores condições de administrar o País. Ambos os candidatos (Bolsonaro e Lula) já passaram pela Presidência, o que possibilita, inclusive, fazermos uma comparação entre a gestão dos mesmos. Alguém discorda?