CARREGANDO

Busca

Politicagem

Caros amigos, diante dos fatos que são diariamente noticiados e salvo algumas exceções, impossível não nos decepcionarmos com o cenário político Nacional. Nesta linha, quero dividir com vocês um texto que achei aleatoriamente na internet (cuja autoria não consegui descobrir) e que sintetiza bem a realidade que somos obrigados a presenciar.

Cito: “Política é amar pessoas compromissadamente; politicagem é usar pessoas descaradamente; Política é uma missão totalmente divina; politicagem é uma prática genuinamente satânica; Política implica em respeitar, preservar e defender as instituições para que elas alcancem seus objetivos de promover as pessoas; Politicagem implica em manipular as instituições para que sirvam a objetivos corporativos e pessoais; Política é a arte de estabelecer fundamentos para o futuro a fim de que a próxima geração seja beneficiada, celebrando com gratidão a memória dos estadistas do passado; politicagem é o legado imoral recebido por filhos que dizem sem constrangimento: estamos curtindo o que nossos pais roubaram do povo no passado.

Política deságua em fidelidade ante os compromissos feitos com o povo, administrando o bem público para toda a comunidade; politicagem é a arte do cinismo, temperado com ostentação e riquezas provenientes do assalto ao fruto do suor do povo. Política sempre pensa na próxima geração; politicagem sempre pensa na próxima eleição; Política vislumbra um futuro repleto de justiça e dignidade para todos; politicagem empurra o visionário a se perceber no trono, levando vantagem sobre os outros e sendo o senhor de tudo; Política é generosamente conciliadora; politicagem é maldosamente desagregadora.”

A nós, meros mortais e simples eleitores, nos cabe separar o joio do trigo, mas confesso que o descrédito no “sistema” já soa como a voz corrente em quase todas as esquinas. Concordam?

.

César Ongaratto

Últimas colunas